Capelania Empresarial

 

Site: www.capelaniaempresarial.com.br
 

A “Capelania Empresarial +1” é um ministério que busca atender os funcionários de uma empresa e quer beneficiar também os seus familiares; este ministério quer levar uma palavra de aconselhamento e reflexão às pessoas envolvidas tendo com base a Bíblia. A Capelania Empresarial tem a visão de que o Reino Deus está presente dentro das empresas é que é uma ferramenta útil para a propagação da Palavra de Deus neste meio.

Este ministério tem sido desenvolvido pela Igreja Presbiteriana de Americana e tem atuado em algumas empresas da região atingindo muitos funcionários.

Abaixo está uma coleção de afirmações tópicas que por si só explicam parte importante do trabalho desenvolvido por este ministério:

 

… é um serviço que se propõe a cuidar do é mais valioso em uma empresa: os funcionários e suas famílias.

… é pró-ativo e quer compartilhar “apoio, assistência espiritual e aconselhamento” aos envolvidos, principalmente em situações de crises ou por problemas ao nível de um capelão.

… pode ser exercida através de pequenas reuniões no posto de trabalho para reflexões sobre os princípios bíblicos para a vida e grande tempo disponível do capelão para ouvir e relacionar-se com os funcionários. Existem outros meios que poden ser utilizados: videoteca, biblioteca, palestras, day camp e outros.

… tem o objetivo valorizar pessoas, reconhecendo suas necessidades espirituais e emocionais e oferecendo atenção a elas.

… é exercido principalmente através de relacionamentos de amizade oferecida e da confiança mútua.

… não faz proselitismo e não trata de religião, mas, trata dos ensinamentos da Palavra de Deus.

… trata o ser humano de forma integral e dos seus relacionamentos com Deus, com a criação, com outras pessoas e consigo mesmo.

… quer dar apoio em momentos de tristeza, mas também em momentos de alegria das pessoas.

… não se dispõe a julgar atitudes nem comportamentos, à priori.

… não é um trabalho de evangelização de grupos, embora a evangelização aconteça nos contatos pessoais mais particulares.

… dá ênfase a ouvir, compartilhar e apoiar os que se dispõem a isso; busca aconselhar e encaminhar pessoas amigas;

… trata os assuntos levantados de forma confidencial;

… busca estender os cuidados às famílias dos funcionários, sempre que possível.

 

A Capelania Empresarial quer ser um benefício reconhecido pelos trabalhadores, o que poderá resultar em melhor lubrificação dos canais internos de comunicação e em sentimento mais profundo de equipe, com ganhos consequentes na produtividade global das empresas.

 

O Ministério de Capelania Empresarial tem inspiração no Market Place Ministries,(sugiro que conheçam o site www.mchapusa.com) que atua nos Estados Unidos da América, Canadá e México; tem também um ótimo exemplo a ser seguido no ministério de Capellania Empresarial Anabautista (www.capellania.com.py), que começou a trabalhar entre os empresários menonitas do Paraguai e que hoje já alargou suas fronteiras.

 

Fotos:

Capelania na Ambiental

Capelania na Pizza Company

Capelania na Maps