PALAVRAS DO PENTECOSTE

Enviado por em jun 10, 2014 em Estudos | 0 comments

PALAVRAS  DO  PENTECOSTE

“Ao cumprir-se o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente veio do céu…”

Atos 2.1,2

 

No domingo passado celebramos o Pentecoste cristão. Não é uma data tão celebrada pelos cristãos como o Natal e a Páscoa. Mas, deveria. É uma data especial na vida da Igreja. Cinquenta dias após a ressurreição, o Espírito Santo desce sobre a Igreja. Relembramos o derramamento do Espírito Santo sobre a Igreja.

O evangelista Lucas registra com riqueza de detalhes este dia abençoado na vida da Igreja ( Atos 2.1-41). Numa leitura atenta do registro podemos perceber algumas palavras do Pentecoste.

A primeira palavra é promessa. A descida do Espírito Santo sobre a Igreja era promessa que vinha do Primeiro Testamento ( Joel 2.28-32). Foi reiterada por nosso Senhor Jesus Cristo ( João 14.16-18). Não promessa postergada, mas, promessa cumprida plenamente.

A segunda palavra é proclamação. Pedro, juntamente com o colégio apostólico, proclama as boas-novas naquele dia, explicando o que estava acontecendo. O Espírito Santo é aquele que possibilita e capacita a proclamação da e na Igreja. Proclamação Cristocêntrica, que aponta para a obra salvífica de Jesus Cristo.

A terceira palavra é perdão. Após ouvir  a proclamação apostólica, a pergunta é feita: “Que faremos irmãos?” Pedro aponta para a necessidade de arrependimento, da fé em Jesus Cristo e o perdão que vem da cruz. São palavras benditas do Pentecoste!

O que seria da Igreja sem a presença abençoadora do Espírito Santo?

Nós não queremos ser Igreja sem  a assistência que vem do Espírito Santo!

Vem Espírito Santo! Abençoa nossas vidas!

 

(síntese do sermão proferido pelo Rev. Ailton no domingo de Pentecoste, dia 08/06/2014)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>