Escola Dominical

Fotos 2014 

Download das imagens separadas:

Nota: Para salvar, basta abrir a imagem, clicar nela com o botão direito e selecionar “Salvar Imagem Como…”

Antiga ED

Antigo Templo

Reconstrução do Templo (1)

Reconstrução do Templo (2)

Antigo Púlpito

 

GABINETE DA ESCOLA DOMINICAL/2014

Superintendente: Tânia Paparotti

Vice: Vitor Manuel Coelho

Secretária: Taisa Mambrin Leme

Coordenador Depto Adulto: Rev Silas Luiz de Souza

Coordenadora Depto Infantil: Nilva Camargo

Secr. Recurso Pedagógico : Nídia Blumer e Neusa Denucci

Recepção aos visitantes: Valdeci Bueno

O SABER NÃO OCUPA ESPAÇO.

O SABER NÃO OCUPA ESPAÇO. ESCOLA DOMINICAL IPA 2013 – 102 ANOS TRANSFORMANDO VIDAS E EDUCANDO GERAÇÕES. Estamos trabalhando e muito para que em 2013 você tenha classes dinâmicas e com assuntos edificantes para sua vida pessoal, familiar, profissional e espiritual. Participe! você e sua família só tem a ganhar. PARTICIPE JUNTAMENTE COM SUA FAMÍLIA E AMIGOS! Leia abaixo e saiba mais sobre a Escola Dominical. Vale a pena.

 

A Escola Dominical no Brasil teve seu início em 1855 com o casal Robert e Sara Kalley, no estado do Rio de Janeiro.

                        Em Americana, a Escola Dominical na Igreja Presbiteriana surgiu no ano de 1911. A Igreja, mas velha, foi organizada em junho de 1870, com os confederados norte-americanos, e, em 17 de agosto de 1947, é organizada juridicamente como Igreja Presbiteriana de Americana. De 1870 a 1911 a Igreja funcionou sem a Escola Dominical.

                        Em 1911, com a chegada da família do senhor Zeferino Ferreira, batistas de Portugal, foi organizada na vida da Igreja nossa Escola Dominical. A Escola funcionava no templo construído em terreno doado pelo Pb.Charles Hall. A direção da Escola coube ao senhor Zeferino e dona Seide Hall. As primeiras famílias matriculadas foram: Jones; Hall; Rehder; Josias Camargo; Kinchin; Filliehez; Wiezel e Benencase.

                        A Escola Dominical funcionava com aulas para adultos e crianças. Em 1926, várias dessas famílias já não residiam mais em Americana. Decaiu a frequência na Escola Dominical e a própria Igreja teve suas atividades paralisadas. A reabertura das atividades ocorreu em 1927 com valorosos irmãos de Limeira. Os irmãos Caetano Vivona, Antonio da Silva e Sebastião de Oliveira, todos da Igreja Presbiteriana de Limeira, reorganizam a Escola Dominical e as atividades da Igreja. A Escola Dominical teve seu recomeço com o funcionamento de três classes de estudo.  A primeira classe, denominada “Bereanas”, voltadas para as senhoras da Igreja, tinha como professor o irmão Sebastião de Oliveira. A segunda classe, denominada “Benjamim César”, voltada para os homens, tinha como professor o irmão Caetano Vivona. Benjamim César, pastor presbiteriano, já falecido, foi seminarista de nossa Igreja em anos anteriores. A terceira classe, denominada “Cordeirinhos”, voltada para crianças, teve como professora a irmã dona Alice Campos Vieira. Assim, em seu retorno, funcionava a Escola Dominical. O horário: 14h.

                        De lá para cá a Escola Dominical só cresceu e tem sido a mola propulsora do surgimento de várias Igrejas Presbiterianas em Americana. Em Americana, várias Igrejas Presbiterianas foram plantadas a partir do funcionamento da Escola Dominical.

                        Hoje, seu funcionamento é às 9h, com três Departamentos: Adultos, Adolescentes e Crianças. São várias classes de estudos funcionando. As reflexões e os cursos são variados. O livro texto é o mesmo de 102 anos atrás: A Bíblia Sagrada.

Louvamos a Deus por estes 102 anos de história abençoada.

Parabéns Escola Dominical!

Rev. Ailton Gonçalves Dias Filho

 

HISTÓRIA DA ESCOLA DOMINICAL NO BRASIL

Os missionários escoceses Robert e Sara Kalley são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florescesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

O primeiro trabalho promovido pela Igreja Presbiteriana em nosso país, em língua portuguesa, foi a Escola Dominical. Isso aconteceu no Rio de Janeiro, no dia 22 de abril de 1862. A escola foi dirigida pelo Rev Ashebell Green Simonton, missionário presbiteriano.

A Escola Dominical é o principal instrumento de evangelização e instrução. Geralmente, ela nasce antes da Igreja, e o seu rol de alunos é, quase sempre, maior do que o rol de membros da Igreja. Sem ela seria muito difícil levar o evangelho até os confins da terra.

O terceiro domingo de setembro foi a data reservada pela Igreja Presbiteriana para a comemoração do Dia da Escola Dominical.

OBJETIVOS DA ESCOLA DOMINICAL

Evangelização – angariar novos adeptos ao cristianismo em sua versão protestante.

Santificação e instrução – treinar os fiéis a viverem de acordo com os princípios de sua denominação. Oferecer ensinamentos sobre as verdades das Escrituras Sagradas, de maneira séria e consistente, com a finalidade de:

· Esclarecer o aluno sobre a vontade revelada de Deus

· Fornecer recursos para o crescimento espiritual do aluno

· Encorajar o aluno a ser fiel e obediente a Deus

· Desafiar o aluno a pregar o Evangelho de Jesus Cristo

· Demonstrar como é importante ser sal e luz no mundo

 

Você é convidado (a) a participar da escola dominical de nossa igreja. Venha com sua família, juntar-se à nossa aos domingos às 09h da manhã. Temos classes para todas as idades. É o melhor conhecimento que pode ser estudado. Venha adquiri-lo e traga seus amigos e familiares. Esperamos por você. Será um prazer recebê-lo (a)!

Para participar da Escola Dominical basta comparecer.

Os cursos são gratuitos. Nosso e-mail para mais informações: escoladominical@ipamericana.org.br

 

Este ano, a Escola Dominical conta com os seguintes cursos:

Professores: Sem. Felipe | Dc. Vitor

Todos temos dons que precisam ser explorados e o trabalho junto ao ministério torna esse dom aparente e frutífero.

Apresentamos: Ministério de Oração,Evangelização, Visitação, Ensino, Comunicações, Culto, Social, Aconselhamento e Mordomia.

Tenho certeza que, em algum destes, você vai se encontrar!

Professores: Sem. Jonathas | Rev. Jábis

Tema: “Grandes decisões: escolhas que fizeram a diferença” Em nossa trajetória de vida, nem sempre é fácil tomar a decisão correta. Seguir o caminho certo e escolher a melhor direção é tarefa que exige discernimento, reflexão e, sobretudo, a orientação e direção do Senhor. Esse estudo tem como objetivo ajudar-nos a tomar decisões coerentes, permitindo que a glória de Deus seja o alvo de nossas escolhas (Dt 30.19,20)

Professoras: Zenaide | Glórinha

TEMAS:

A Mulher de Ló;

A Mulher de Potifar;

A Mulher de Abel-Bete-Maaca;

A Viúva de Serepta;

A Viúva Endividada;

A Mulher Sunamita;

A Mulher de Jó;

A Mulher do Rei Lemuel;

A Mulher Cananéia

A Mulher que Ungiu os Pés de Jesus

A Viúva Pobre

A Mulher Hemorrágica

A Mulher Adúltera

Professores: Rev Marcelo | Dr. Gilberto

 

TEMPORARIAMENTE INDISPONÍVEL

Professores: Rev. Edilaney | José Acetoze

Temas relacionados: I e II Pedro…

A Benção da Salvação – I Pedro 1: 1-12

Um Novo Projeto de Vida – I Pedro 1: 13-25

Uma Nova Comunidade – I Pedro 2: 1-10

A Conduta Cristã na Sociedade – I Pedro 2: 11-25

A Conduta Cristã em Casa – I Pedro 3: 1-12

Sofrendo por Cristo – I Pedro 3: 13-22 e 4: 12-19

A Vida que Glorifica a Deus – I Pedro 4: 1-11

Gerações em Harmonia – I Pedro 5

O Crescimento Espiritual – II Pedro 1: 1-11

A Autenticidade das Escrituras – II Pedro 1: 12-21

Os Falsos Mestres – II Pedro 2

A Vinda de Cristo – II Pedro 3: 1-13

Aguardando a Vinda do Senhor – II Pedro 3: 13-18

Professores: Rev. Silas Luiz | Naor Garcia Filho

TEMAS: A Reforma na Alemanha A Reforma na Suíça:

Zuínglio, vida, pensamento e obra

A Reforma na Grã Bretanha: Thomas Cranmer, Henrique VIII, o desejo de Reforma

A Reforma na França: os huguenotes; o massacre da “Noite de São Bartolomeu”

A Reforma nos Países Baixos e Espanha: relação entre religião e política

A Reforma calvinista: João Calvino: aspectos biográficos / ênfases teológicas

A influência calvinista no mundo ocidental A Reforma radical: anabatistas em Zurique e na Alemanha / Grupos radicais ingleses

A Reforma católica: Espanha: Isabel e Cisneros / Concílio de Trento e a “Contrarreforma” Lutas religiosas na Europa

A busca pela ortodoxia: Católicos, Luteranos, Reformados

A Revolução Puritana e a Confissão de Fé de Westminster em seu contexto histórico

O Pietismo João Wesley e o metodismo

Professores: Rev Ailton | João José

O interesse pela religião ainda continua em alta. Não são poucos os grupos, seitas e denominações religiosas em todo o mundo. O pior é observar que o mundo sobrevive às duras penas e o fenômeno religioso se contenta a oferecer pouquíssimas melhorias à nossa vida. Faz-se muito barulho; acontecem poucas mudanças. De igual modo, verifica-se em alguns lugares o crescimento do ateísmo, com muitas expressões de negação da fé religiosa. Ambientes que anteriormente foram os berços originários da fé, tornaram-se frios, indiferentes e incrédulos. Cresce a religiosidade; mas, também, cresce a “fé” nos artifícios e amuletos, na matéria e tecnologia, no dinheiro e no poder. Eis uma marca destacada de nosso tempo: superficialidade, alienação, ignorância.   O que será que está acontecendo?   Naturalmente, religiosidade não significa espiritualidade. Eis um problema bastante atual, que exige uma reflexão profunda da nossa gente. Há uma grande carência de sintonia entre o que se fala e o que se vive. Falta, sobretudo, a busca de uma espiritualidade interior que nasce da intimidade do coração humano com o coração de Deus. Somente o trabalho da ação de Deus em nossa interioridade resultará em vidas comprometidas com os inúmeros desafios do Reino de Deus. É importante analisar a nossa espiritualidade nestes tempos de tanta religiosidade e pouca fé. O curso procurará oferecer abordagens sérias e atuais, mas calcadas no ensino da Palavra de Deus. Promoverá uma discussão aberta e honesta e, sobretudo, proporcionará o fortalecimento de nossa espiritualidade.

Professores: Pb. Neto e Pb. Cléo

TEMAS:

Profissão de fé

A Bíblia Sagrada

DEUS

A Criação

O Plano de Salvação

O Outro Lado do Plano de Salvação

Como Surgiu o Presbiterianismo

A Igreja Presbiteriana do Brasil

O Batismo Cristão

O Batismo de Criança

A Santa Ceia

Dízimo e Ofertas

A Vida Depois Desta Vida

 

 

A Escola Dominical conta ainda com um Departamento Infantil:

Rol do Berço – (0 a 3 anos) Ialda, Flávia, Fernanda e Valdira

Moisés –   (3 a 5anos) Andrea,  Ágata, Késia e Lucia

Daniel -    (5 a 7anos)  Anabel, Jane, Norma e Patricia
Timóteo – (7 a 9 anos) Nice, Joelma, Etiene e Ana Lúcia

Samuel-   (9 a 12anos)  Helenira, Júnior e Daniel

 

Programação da Escola Dominical/2014 (programações especiais):

 

AGOSTO

Logo

 

 

“Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia.” Salmos 25.5