R. Sete de Setembro, 363 - Americana, SP
55 (19) 3461.7048 - (19) 3461.1865
ipamericana@ipamericana.org.br
Tema do Mês
Fé centralizada na pessoa de Cristo
Lucas 2. 11
 
 
 
Ministérios
 
Escola Dominical
CCC
Mensagem de Paz
Casais
Grupos Familiares
Qualidade de Vida
Artesanato
SESPA
Amor Exigente
Acampamento
BENAIAH
Capelania Empresarial
Espaço Missionário
Visitação
Encontro de Casais com Cristo
 

Brevíssimo Histórico

Em janeiro de 1980 chegou à cidade de Americana o casal Joás e Josefina. O Rev. Joás vinha pastorear a Igreja Presbiteriana de Americana, conhecida como Igreja Presbiteriana Central. O casal trouxe o sonho de instalar o que já havia ajudado a implantar em Campinas: O Encontro de Casais com Cristo.

O encontro de Casais com Cristo foi iniciado em São Paulo pelo Padre Alfonso Pastore, vigário de Pompéia, no Colégio São Luiz no ano de 1970. Do Colégio São Luiz, alguns casais trouxeram o Encontro para a Igreja Presbiteriana do Jardim das Oliveiras, na mesma cidade de São Paulo, que realizou o 1º Encontro de Casais com Cristo, nos dias 02, 03 e 04 de abril de 1976 - o primeiro Encontro realizado nesses moldes por uma igreja evangélica. A Igreja Presbiteriana do Jardim das Oliveiras era pastoreada pelos Reverendos Samuel Martins Barbosa e Amim Aidar Filho. Do Jardim das Oliveiras, o Encontro passou para a Igreja Presbiteriana do Jardim  Guanabara de Campinas, sob o pastorado dos Reverendos Júlio Andrade Ferreira e Joás Dias de Araújo, onde o primeiro Encontro foi realizado em 1978.  Dali, passou para a Igreja Presbiteriana de Americana que realizou seu primeiro encontro nos dias 25 e 26 de agosto de 1984.

O Encontro contou com a participação decisiva do Conselho da Igreja que apoiou e sustentou as atividades, além de contar com o denodado grupo de casais, alguns dos quais presentes firmemente no Encontro ainda hoje, que dirigiu os primeiros Encontros e estabeleceu firmemente as atividades do Encontro de Casais com Cristo. Muito trabalho árduo foi executado, permeando as alegrias e tristezas, mudanças de local, adaptações e correções, mas o grupo inicial não desanimou.

 

O ECC hoje

Hoje, já estruturado e na 59ª edição, o ECC pode dizer, com certeza, que foi instrumento de Deus para a transformação de casamentos e de vidas, que tiveram um encontro real e verdadeiro com Cristo. Apesar de ser um trabalho da Igreja Presbiteriana de Americana, o Encontro sempre contou e ainda conta com a preciosa ajuda e disposição de outros irmãos e irmãs, de outras igrejas cristãs (protestantes, pentecostais, católicas romanas). Não é objetivo do ECC/IPA que os casais venham para a Igreja Presbiteriana de Americana, mas que eles sejam bênção em suas igrejas e busquem a comunidade em que possam servir.

Na estrutura do ECC, coordenando e controlando datas e a realização dos Encontros, existe a Equipe de Direção – chamada carinhosa e informalmente de “Equipe dos Cinco” – composta por 5 casais, sempre acompanhados pelo Dirigente Espiritual. Estes são escolhidos e nomeados pelo Conselho da IPA anualmente.

Em 2017 os casais que compõem a Equipe de Direção do ECC são: Esdras e Patrícia  (IPA), Weverson e Flávia (IPA), e o casal Dirigente Espiritual, o Rev. Edilaney e sua esposa Shirley (IPA).

 
 
IPA . Igreja Presbiteriana de Americana © 2014-2015 . Todos os direitos reservados . Criado por DRW Integrada
 
Quem Somos Sociedades Ministérios Informações Contatos
Notícias
Agenda
Boletim Semanal
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Mensagens
Estudos
IPA TV
Fale Conosco
Atendimento
Congregações
Cadastre-se