R. Sete de Setembro, 363 - Americana, SP
55 (19) 3461.7048 - (19) 3461.1865
ipamericana@ipamericana.org.br
Tema do Mês
Fé centralizada na pessoa de Cristo
Lucas 2. 11
 
 
 
Ministérios
 
Escola Dominical
CCC
Mensagem de Paz
Casais
Grupos Familiares
Qualidade de Vida
Artesanato
SESPA
Amor Exigente
Acampamento
BENAIAH
Capelania Empresarial
Espaço Missionário
Visitação
Encontro de Casais com Cristo
 

ED | ESCOLA DOMINICAL


O SABER NÃO OCUPA ESPAÇO. ESCOLA DOMINICAL IPA 2015
104 ANOS TRANSFORMANDO VIDAS E EDUCANDO GERAÇÕES.

Estamos trabalhando e muito para que em 2013 você tenha classes dinâmicas e com assuntos edificantes para sua vida pessoal, familiar, profissional e espiritual. Participe! você e sua família só tem a ganhar. PARTICIPE JUNTAMENTE COM SUA FAMÍLIA E AMIGOS! Leia abaixo e saiba mais sobre a Escola Dominical. Vale a pena. A Escola Dominical no Brasil teve seu início em 1855 com o casal Robert e Sara Kalley, no estado do Rio de Janeiro.

Em Americana, a Escola Dominical na Igreja Presbiteriana surgiu no ano de 1911. A Igreja, mas velha, foi organizada em junho de 1870, com os confederados norte-americanos, e, em 17 de agosto de 1947, é organizada juridicamente como Igreja Presbiteriana de Americana. De 1870 a 1911 a Igreja funcionou sem a Escola Dominical.

Em 1911, com a chegada da família do senhor Zeferino Ferreira, batistas de Portugal, foi organizada na vida da Igreja nossa Escola Dominical. A Escola funcionava no templo construído em terreno doado pelo Pb.Charles Hall. A direção da Escola coube ao senhor Zeferino e dona Seide Hall. As primeiras famílias matriculadas foram: Jones; Hall; Rehder; Josias Camargo; Kinchin; Filliehez; Wiezel e Benencase.

A Escola Dominical funcionava com aulas para adultos e crianças. Em 1926, várias dessas famílias já não residiam mais em Americana. Decaiu a frequência na Escola Dominical e a própria Igreja teve suas atividades paralisadas. A reabertura das atividades ocorreu em 1927 com valorosos irmãos de Limeira. Os irmãos Caetano Vivona, Antonio da Silva e Sebastião de Oliveira, todos da Igreja Presbiteriana de Limeira, reorganizam a Escola Dominical e as atividades da Igreja. A Escola Dominical teve seu recomeço com o funcionamento de três classes de estudo.  A primeira classe, denominada “Bereanas”, voltadas para as senhoras da Igreja, tinha como professor o irmão Sebastião de Oliveira. A segunda classe, denominada “Benjamim César”, voltada para os homens, tinha como professor o irmão Caetano Vivona. Benjamim César, pastor presbiteriano, já falecido, foi seminarista de nossa Igreja em anos anteriores. A terceira classe, denominada “Cordeirinhos”, voltada para crianças, teve como professora a irmã dona Alice Campos Vieira. Assim, em seu retorno, funcionava a Escola Dominical. O horário: 14h.

De lá para cá a Escola Dominical só cresceu e tem sido a mola propulsora do surgimento de várias Igrejas Presbiterianas em Americana. Em Americana, várias Igrejas Presbiterianas foram plantadas a partir do funcionamento da Escola Dominical. Hoje, seu funcionamento é às 9h, com três Departamentos: Adultos, Adolescentes e Crianças. São várias classes de estudos funcionando. As reflexões e os cursos são variados. O livro texto é o mesmo de 102 anos atrás: A Bíblia Sagrada.

Louvamos a Deus por estes 104 anos de história abençoada. Parabéns Escola Dominical!
Rev. Ailton Gonçalves Dias Filho

História da Escola Dominical no Brasil
Os missionários escoceses Robert e Sara Kalley são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florescesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

O primeiro trabalho promovido pela Igreja Presbiteriana em nosso país, em língua portuguesa, foi a Escola Dominical. Isso aconteceu no Rio de Janeiro, no dia 22 de abril de 1862. A escola foi dirigida pelo Rev Ashebell Green Simonton, missionário presbiteriano. A Escola Dominical é o principal instrumento de evangelização e instrução. Geralmente, ela nasce antes da Igreja, e o seu rol de alunos é, quase sempre, maior do que o rol de membros da Igreja. Sem ela seria muito difícil levar o evangelho até os confins da terra.

O terceiro domingo de setembro foi a data reservada pela Igreja Presbiteriana para a comemoração do Dia da Escola Dominical.


Objetivos da Escola Dominical
Evangelização, angariar novos adeptos ao cristianismo em sua versão protestante.
Santificação e instrução
, treinar os fiéis a viverem de acordo com os princípios de sua denominação. Oferecer ensinamentos sobre as verdades das Escrituras Sagradas, de maneira séria e consistente, com a finalidade de:

» Esclarecer o aluno sobre a vontade revelada de Deus
» Fornecer recursos para o crescimento espiritual do aluno
» Encorajar o aluno a ser fiel e obediente a Deus
» Desafiar o aluno a pregar o Evangelho de Jesus Cristo
» Demonstrar como é importante ser sal e luz no mundo

 


Coordenadores

» Superintendente: Tânia Amaral Paparotti Matana
» Vice: Vitor Manuel Martins Coelho
» Secretária: Luciana Franco Galassi
» Coordenador Depto Adulto: Ester de Souza Menezes
» Coordenadora Depto Infantil: Nilva Ritter Cassola Oliveira Camargo
» Secretária Recurso Pedagógico : Nídia R. C. Blumer, Neusa Denucci e Ialda Rocha

Coordenadores Departamento Infantil:
» Rol do Berço - (0 a 3 anos) Ialda, Flávia, Fernanda e Valdira
» Moisés - (3 a 5anos) Andrea,  Ágata, Késia e Lucia
» Daniel - (5 a 7anos) Anabel, Jane, Norma e Patricia
» Timóteo - (7 a 9 anos) Nice, Etiene e Ana Lúcia
» Samuel - (9 a 12anos) Helenira, Júnior e Daniel


Informações
escoladominical@ipamericana.org.br

 
 
IPA . Igreja Presbiteriana de Americana © 2014-2015 . Todos os direitos reservados . Criado por DRW Integrada
 
Quem Somos Sociedades Ministérios Informações Contatos
Notícias
Agenda
Boletim Semanal
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Mensagens
Estudos
IPA TV
Fale Conosco
Atendimento
Congregações
Cadastre-se