R. Sete de Setembro, 363 - Americana, SP
55 (19) 3461.7048 - (19) 3461.1865
ipamericana@ipamericana.org.br
Tema do Mês
Fé centralizada na pessoa de Cristo
Lucas 2. 11
 
 
 
Mensagens
 
07/05/2017
DESENVOLVENDO A SALVAÇÃO

TEXTO: Filipenses 2. 12-18

 

Em tudo o que fazemos desejamos o desenvolvimento: na família, no trabalho, na educação etc. Não deve ser diferente em relação à salvação.

Fomos chamados por Deus para “desenvolver a nossa salvação”, ou seja, por Deus estar operando em nós, devemos efetuar a sua salvação, empenhando responsavelmente todos os esforços no desenvolvimento, no cultivo, na elaboração da salvação que já recebemos.

O desenvolvimento da salvação,  

 

1) REQUER OBEDIÊNCIA (v.12a)

“Assim, pois, como sempre obedecestes...”, refere-se à obediência de Cristo em 2.5-8, onde Cristo humilhou-se, obediente até a cruz, assumindo a forma de servo. Assim como Cristo tornou-se obediente, assumindo ser servo, a Igreja é chamada a ter o mesmo sentimento que houve em Cristo. O chamado agora é para o desenvolvimento da salvação. Obedeçamos a esse mandato.

 

2) EXIGE TEMOR E TREMOR (v.12b)

Significa a preocupação de desenvolver a salvação: no espírito de sinceridade, unidade de propósito; no espírito de reverência e respeito, temor de ofender a Deus em qualquer maneira; no espírito de confiança em Deus e de humildade.

A preocupação primordial: “Será que Deus se agrada da maneira que estou vivendo a sua salvação?”

 

3) TEM UMA MOTIVAÇÃO (v.13)

Paulo explica que a razão pela qual você deve desenvolver a salvação é que Deus está operando em você.

Em todas as situações devemos sentir as mãos de Deus operando em nós, moldando-nos de acordo com o Seu prazer e plano. E quando sentimos isso, tudo muda! Isso nos motiva! 

 

4) PRODUZ RESULTADOS PRÁTICOS (v.14-18)

À medida que Deus transforma a nossa vontade e desenvolvemos a nossa salvação, devemos evitar de murmurar e contender. As reclamações e os murmúrios são contra Deus e são prova de nossa infantilidade espiritual. Também as contendas.

Descobrimos aqui uma verdade importante: o cristão que desenvolve sua salvação sem murmurações nem contendas, obediente e responsavelmente, motivado por Deus operando nele, vai produzir um testemunho genuíno de Deus neste mundo – “resplandecendo como luzeiros”. Resplandecendo como luzeiros vamos preservar a palavra da vida em um mundo corrompido e corrupto.

 

CONCLUSÃO

Como está o desenvolvimento de sua salvação? 

Você ainda murmura? Contende? Fica olhando para a Igreja e reclamando dos problemas ou tem feito parte da solução? Sua vida prática demonstra que é luzeiro em meio à nossa geração também corrompida e corrupta?

 

JICJ

 

 
 
IPA . Igreja Presbiteriana de Americana © 2014-2015 . Todos os direitos reservados . Criado por DRW Integrada
 
Quem Somos Sociedades Ministérios Informações Contatos
Notícias
Agenda
Boletim Semanal
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Mensagens
Estudos
IPA TV
Fale Conosco
Atendimento
Congregações
Cadastre-se