R. Sete de Setembro, 363 - Americana, SP
55 (19) 3461.7048 - (19) 3461.1865
ipamericana@ipamericana.org.br
Tema do Mês
Fé centralizada na pessoa de Cristo
Lucas 2. 11
 
 
 
Mensagens
 
09/04/2017
A CHEGADA DE JESUS EM JERUSALÉM

A CHEGADA DE JESUS EM JERUSALÉM
DOMINGO DE RAMOS

TEXTO: Lucas 19.28-46

O relato do texto lido é o cumprimento de algo que já estava no coração de Jesus há muito tempo: sua intrépida resolução de ir para Jerusalém (cf. Lucas 9.51). Enfim, Jesus chega. Em sua chegada, na maravilhosa descrição de Lucas, nada acontece fortuitamente, por acaso, de forma eventual. Tudo foi cuidadosamente planejado e acontece ordenada e oportunamente.

TEMA: A CHEGADA DE JESUS EM JERUSALÉM

1) UMA PREPARAÇÃO CUIDADOSA (v. 29-35)
Reler a narrativa desta preparação: v.29-35.
Há uma aplicação muito prática nessa passagem que não pode deixar de ser evidenciada. Em várias ocasiões Jesus lança mão de seus amigos-discípulos a fim de satisfazer alguma necessidade: fosse um lugar para repousar, um potro, um lugar para celebrar a páscoa, um túmulo, ele tinha amigos dispostos a satisfazê-lo. Aqui, encontro um que entendeu que “o Senhor precisa dele”.      

2) UMA ACLAMAÇÃO GLORIOSA (V. 36-40)
Os discípulos trouxeram o jumentinho, cobriram-no com suas vestes e Jesus inicia sua entrada, finalmente, em Jerusalém. Nesse momento, grande multidão já acompanhava Jesus, e atapetava o caminho com suas vestes.
Começaram a louvar por todos os milagres, gritando com alegria: “BENDITO É O REI QUE VEM EM NOME DO SENHOR! PAZ NO CÉU E GLÓRIA A DEUS NAS MAIORES ALTURAS!”. É a recitação do Salmo 118.26, um dos Salmos de Hallel cantados na Páscoa, e que é caracteristicamente messiânico.

3) UM CHORO PROFÉTICO (v. 41-44)
Jesus chegou a um ponto em que a cidade, o templo e muitas habitações ficaram visíveis. Jerusalém, que já fora chamada de “a alegria de toda terra” é vista pelo mestre com um olhar profético: de um lado, Jerusalém como estava; e do outro lado, a ruína espantosa e fumegante, milhares e milhares condenados à morte. Jesus chora e lamenta: “Ah, se neste dia você conhecesse as coisas que pertencem à paz”. Jerusalém, que significa “habitação da paz” já não conhece nem é mais o lugar onde está a paz! Ao invés de arrependimento, endurecimento; de conversão, apostasia. Seus olhos estão fechados para o amor de Deus.  Receberão a ira de Deus: v. 43-44. E foi exatamente o que aconteceu no ano 70 d.C. – a queda de Jerusalém.

4) UMA CORREÇÃO NECESSÁRIA (v. 45-46)
O Novo Testamento relata duas purificações do templo: uma no começo do Evangelho de João (Jo 2.13-17) e outra aqui, no final do ministério de Cristo. Lucas é conciso. Marcos 11.15-19 é mais detalhado. Que espetáculo lamentável se lhe apresenta aos olhos, ouvidos e até mesmo às narinas! Ele vê o átrio novamente sendo profanado. Mais parece um mercado! Negócios de vento em polpa. Mercado lucrativo.
Nessa época do ano, com a Páscoa tão próxima e os peregrinos de todas as partes enchendo os átrios, há muitos compradores. Eles pagam elevados preços por animais destinados ao sacrifício. O culto a Deus, transformado em comércio! A casa de oração, transformada em lugar de compra e venda. Não é difícil imaginar a justa indignação fervilhando nos olhos de Jesus. A casa de Deus, é casa de oração para todos os povos, não casa de lucro e de roubo.

5) UM ENSINO CATIVANTE (v. 47-48)
Tendo purificado o templo, Lucas registra que Jesus continuou a fazer aquilo que tanto gostava: ensinar. Seu ensino era cativante! Diz o texto que aqueles que o ouviam, ficavam dominados por ele. Que maravilhosos ensinos deveriam ser! Como devia ser maravilhoso sentar-se aos pés de Jesus para ouvir! Nós temos os registros dos ensinos, as palavras de Jesus, suas ações!!! Precisamos conhecer apenas.
Mas vejam que mesmo Jesus, não agradava a todos. Havia já um movimento daqueles que queriam eliminá-lo.

(Mensagem pregada no Culto Vespertino do dia 9/4/17 – Domingo de Ramos – pelo Rev. Jabis)

 
 
IPA . Igreja Presbiteriana de Americana © 2014-2015 . Todos os direitos reservados . Criado por DRW Integrada
 
Quem Somos Sociedades Ministérios Informações Contatos
Notícias
Agenda
Boletim Semanal
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Mensagens
Estudos
IPA TV
Fale Conosco
Atendimento
Congregações
Cadastre-se