R. Sete de Setembro, 363 - Americana, SP
55 (19) 3461.7048 - (19) 3461.1865
ipamericana@ipamericana.org.br
Tema do Mês
Fé centralizada na pessoa de Cristo
Lucas 2. 11
 
 
 
Mensagens
 
30/10/2016
PRINCÍPIOS HERDADOS DA REFORMA

Texto: Romanos 1.16-17

I – Introdução
No dia 31 de outubro relembramos o 499º aniversário da Reforma Protestante. Foi neste dia que, em 1517, o Pe. Martinho Lutero afixou nas portas da igreja em Wittenberg, na Alemanha, as suas 95 teses. Nelas, Lutero combatia a venda das indulgências por parte da igreja. Este gesto acabou desencadeando o movimento que deu origem à Reforma. Com o passar do tempo as “redescobertas” da Reforma foram se cristalizando. Hoje, passados quase 500 anos, podemos dizer que somos herdeiros de alguns princípios que vem deste movimento.

 

II – Narração
O texto de Romanos foi usado pelo Espírito Santo para transformar o entendimento de Lutero. Em sua leitura, Lutero redescobre a  doutrina da “justificação pela fé”. É o início da Reforma no coração de Lutero.

 

III – Tema: Princípios herdados da Reforma

1) Sola Scriptura
Uma igreja reformada entende que somente as Escrituras são fonte normativa para a vida da igreja. Nenhuma autoridade está acima da Autoridade oriunda das Escrituras. Somente ela é nossa única regra de fé e prática.

2) Sola Fides
Somente a fé. Somos declarados justos perante Deus somente pela fé no sacrifício do Senhor Jesus na cruz. Não há nada que eu possa fazer que possa produzir justificação da minha vida. Somente a fé em Jesus Cristo.

3) Sola Gratia
A salvação de nossas vidas é obra da graça de Deus. Pela graça somos salvos e isto não vem de nós mesmos, é dom que vem de Deus.

4) Solo Christus
Jesus Cristo foi e será sempre o principal nome da igreja. Nossa fé deve estar sempre centralizada nele.

5) Soli Deo gloria
Toda a glória, todo o louvor e toda adoração pertence tão somente a Deus.

 

IV – Conclusão
Somos herdeiros destes princípios reformados. Como igreja reformada temos as Escrituras como fonte normativa para a vida da mesma. Como igreja reformada proclamamos a necessidade da fé no sacrifício de Jesus Cristo. Como igreja reformada  anunciamos que somos salvos pela graça maravilhosa de Deus. Como igreja reformada afirmamos a primazia do nome do Senhor Jesus Cristo na vida da igreja. Como igreja reformada proclamamos que devemos dar glória somente a Deus.

(Síntese do sermão proferido pelo Rev. Ailton em 30 de novembro no culto vespertino da IPA).

 
 
IPA . Igreja Presbiteriana de Americana © 2014-2015 . Todos os direitos reservados . Criado por DRW Integrada
 
Quem Somos Sociedades Ministérios Informações Contatos
Notícias
Agenda
Boletim Semanal
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Mensagens
Estudos
IPA TV
Fale Conosco
Atendimento
Congregações
Cadastre-se