R. Sete de Setembro, 363 - Americana, SP
55 (19) 3461.7048 - (19) 3461.1865
ipamericana@ipamericana.org.br
Tema do Mês
Fé centralizada na pessoa de Cristo
Lucas 2. 11
 
 
 
Mensagens
 
12/10/2014
2. APRENDENDO COM AS CRIANÇAS DA BÍBLIA

Texto: I Samuel 3.1-21

 I – Introdução  -  Certa feita os discípulos do Senhor Jesus Cristo queriam saber quem era o maior no reino dos céus. O Senhor Jesus Cristo, respondendo à pergunta, coloca uma criança no meio deles dizendo: “Em verdade vos digo que, se não vos converterdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus” ( Mateus 18.3). Neste mês de outubro estamos com uma proposta de aprendizado com as crianças da Bíblia. Aprendemos com a jovem serviçal na casa de Naamã ( II Rs 5), e, agora, propomos um aprendizado com o menino Samuel.

 II – Narração – Samuel era filho de Elcana e Ana. Antes de seu nascimento, seu lar vivia num ambiente conturbado. Elcana tinha duas mulheres: Ana e Penina. Ana era estéril. Por causa da esterilidade de Ana, ele tinha uma outra mulher, Penina. Esta vivia humilhando Ana que não dava filhos ao seu esposo. Até que Ana orou ao Senhor pedindo um filho. Este filho era Samuel que, depois de desmamado, é devolvido por Ana ao sacerdote Eli, para servir o Senhor no serviço do templo. Eram tempos difíceis. A Palavra do Senhor era rara e as visões não muito frequentes. O texto de I Samuel 3.1-21 mostra Deus se revelando ao menino Samuel pela primeira vez. Nesta bendita revelação, podemos aprender com o menino Samuel.

 

 III – Tema: Aprendendo com o menino Samuel

 

 1) A ter um ouvido atento ( vs. 1-9)

O Senhor Jesus Cristo nos advertiu sobre a questão do como ouvir: “vede, pois como ouvis – Lc 8.18. As Escrituras mostram a importância do saber ouvir. Samuel nos ensina a ter um ouvido atendo. “Quem tem ouvidos para  ouvir, ouça” – Lc 8.8. A carta de Tiago nos orienta a estar sempre pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar ( Tg 1.19). Orienta também ao ouvir e praticar a Palavra de Deus. Eis nosso grande desafio. Tenhamos ouvidos atentos à Palavra de Deus.

 

2) A ter uma disposição obediente ( vs. 10-14).

Por três vezes o Senhor chamou Samuel. Este vinha até Eli achando que o mesmo é quem o tinha chamado. Quando o sacerdote percebe que era o Senhor quem estava chamando Samuel, ele o orienta a  responder: “Fala Senhor, porque o  teu servo ouve”. O menino Samuel nos ensina a ter uma disposição obediente.

 

3) A ter um coração humilde ( vs. 15-18).

Em dias em que a Palavra do Senhor era mui rara.... o Senhor resolve revelar-se a uma criança. Essa criança não se exalta. Seu coração permanece humilde diante do sacerdote Eli e diante do Senhor. A humildade é a principal virtude para a fé. O menino Samuel nos ensina a ter um coração humilde.

 

4) A ter  um viver piedoso ( vs. 19-21)

O menino Samuel crescia e o Senhor era com  ele. Todo o Israel reconheceu o jovem Samuel como Profeta do Senhor. Certamente ele tinha um viver piedoso. Ele nos ensina quanto a isto.

O Senhor Jesus Cristo nos é  exemplo para todos estes quatro itens. Ele também nos ensina a ter um ouvido atento, uma disposição obediente, um coração humilde e um viver piedoso.

Aprendamos com o Senhor Jesus Cristo. Aprendamos com o menino Samuel.

 

IV – conclusão .

 
 
IPA . Igreja Presbiteriana de Americana © 2014-2015 . Todos os direitos reservados . Criado por DRW Integrada
 
Quem Somos Sociedades Ministérios Informações Contatos
Notícias
Agenda
Boletim Semanal
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Mensagens
Estudos
IPA TV
Fale Conosco
Atendimento
Congregações
Cadastre-se