R. Sete de Setembro, 363 - Americana, SP
55 (19) 3461.7048 - (19) 3461.1865
ipamericana@ipamericana.org.br
Tema do Mês
Fé centralizada na pessoa de Cristo
Lucas 2. 11
 
 
 
Mensagens
 
04/09/2016
REVELAÇÕES ESSENCIAIS DO REINO

REVELAÇÕES ESSENCIAIS DO REINO

SÉRIE: PARÁBOLAS DO REINO

 

TEXTO: Mateus 13.44-46 – O tesouro e a pérola encontrados

EXÓRDIO:

            Muitos acontecimentos em nossa vida são muito importantes e temos que valorizá-los sempre. Quais são os acontecimentos de sua vida que considera mais importantes, de maior valor?

 

EXPLICAÇÃO:

            Lemos duas parábolas – das parábolas do Reino (“O Reino dos céus é semelhante a...”). Reconte-as com suas palavras. Falando sobre as parábolas do Reino, R. V. Tasker diz que elas “são elementos essenciais da revelação de Deus que se estava efetuando concretamente na Pessoa e obra de Jesus, o Messias.”

 

TEMA: REVELAÇÕES ESSENCIAIS DO REINO

1)      O REINO DE DEUS É UM PRESENTE INESTIMÁVEL

Vejam o que diz o v. 44: Jesus afirma ali que o Reino é um tesouro. Nada se compara ao que é o Reino. Por isso mesmo, Jesus diz: “Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á” (Mc 8.35). E diz a parábola, aquele que recebe esse presente precioso, cujo valor é inestimável, se dispõe a entregar tudo o que tem e é por ele, tudo o que pode. Um excelente comentário sobre essa parábola é a experiência de Paulo registrada em Filipenses 3.8-9.

 Nada há de mais precioso em nossa vida do que a presença do Reino em nós! Nada vale mais. Tudo o mais é passageiro e fugaz! A traça, a ferrugem, o tempo corrói e destrói... o Reino é esse tesouro, esse presente cujo valor não se pode estimar.

 

2)      O REINO DE DEUS PRODUZ UMA ALEGRIA NOTÁVEL

Aquele homem que encontra o tesouro, ao decidir comprar o campo, vai “transbordante de alegria”. Isso mesmo: o reino de Deus em nós produz uma alegria inenarrável. Quando Deus conduz o pecador à descoberta de que Ele o ama e está ao seu lado; quando entendemos que todo nosso pecado e peso foi levado por Cristo na Cruz do Calvário; quando entendemos que Jesus já sabia que não iríamos suportar carregar sozinhos a nossa cruz; e quando ele se coloca ao nosso lado e faz tudo isso por nós!!!! Isso nos deveria fazer saltar de alegria!!!!  Alegria. Mas alegria evidenciada, NOTÁVEL!! (cf. At. 2.46, e Rm 14.17)

 

3)      O REINO DE DEUS TEM UM VALOR INCOMPARÁVEL

Observem as duas parábolas. Tanto o homem que encontra o tesouro quanto o que encontra a pérola, como consequência deste encontro, são capazes de vender tudo o que têm, para receber o Reino. A lição é a de entregar tudo em troca do desejável prêmio do alegre reconhecimento da supremacia de Deus no coração e na vida. O dinheiro não compra a salvação (não é esta a lição do texto) Ela é um dom gratuito de Deus. Hendrickesen afirma “só podemos ‘comprá-la’ no sentido em que obtemos posse lícita dela. Fazemos isso pela graça, mediante a fé no Senhor Jesus Cristo, compreendendo que até mesmo a fé é um dom divino”

A salvação nos é oferecida gratuitamente. Mas significa que ela não tem valor? Significa que nenhum preço foi pago por ela?  Para que ela chegasse a nós um alto preço foi pago! Alto preço! Preço de sangue! A vida de quem morreu por mim e por você! A vida de um justo que se fez pecado em nosso lugar. O preço daquele que levou sobre si a culpa de nosso pecado. Éramos nós que deveríamos estar na cruz, mas ele tomou sobre si o jugo do nosso pecado. Alto preço!!!

Você já deu tudo o que tem por amor a Cristo? O que você está fazendo com essa salvação graciosa e maravilhosa?

 

CONCLUSÃO:

Este reino, em sua essência: É UM PRESENTE INESTIMÁVEL; PRODUZ UMA ALEGRIA NOTÁVEL; TEM UM VALOR INCOMPARÁVEL.

 

E o que estamos esperando para levar essa mensagem, esse presente, esse tesouro, essa alegria, esse valor para os nossos queridos?

 
 
IPA . Igreja Presbiteriana de Americana © 2014-2015 . Todos os direitos reservados . Criado por DRW Integrada
 
Quem Somos Sociedades Ministérios Informações Contatos
Notícias
Agenda
Boletim Semanal
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Mensagens
Estudos
IPA TV
Fale Conosco
Atendimento
Congregações
Cadastre-se