R. Sete de Setembro, 363 - Americana, SP
55 (19) 3461.7048 - (19) 3461.1865
ipamericana@ipamericana.org.br
Tema do Mês
Fé centralizada na pessoa de Cristo
Lucas 2. 11
 
 
 
Mensagens
 
28/08/2016
REAÇÕES ÀS PALAVRAS DE JESUS

Texto: João 6.60-71

I – Introdução

O mundo tem assistido, estarrecido, a emigração forçada de refugiados para a Europa. Milhares de pessoas da Siria, Nigéria, entre outros, procurando um novo lar na Europa. Muitos se sentem abandonados... Nas olímpiadas do Rio de Janeiro havia uma delegação de atletas refugiados. Sem pátria.... sem chão..... abandonados....

II – Narração

O texto de João 6.60-71 apresenta a reação das pessoas diante da pregação do Senhor Jesus Cristo. Havia muita incompreensão a respeito de suas palavras. Assim, o evangelista João descreve alguns tipos de reação às palavras do Mestre e Senhor.

III – Tema: Reações às palavras de Jesus

1) Resistência – v. 60

Diante da pregação do Senhor Jesus Cristo muitos dos discípulos têm uma reação de resistência. Achavam as palavras de nosso Senhor muito duras. O Senhor Jesus, por sua vez, não negocia em nada e mantém a sua palavra. Ainda hoje é comum encontrar pessoas que resistem às palavras de nosso Senhor.

2) Desistência – v. 66

A resistência inicial se expande e se transforma em desistência. Muitos começam no caminho do discipulado, mas, quando descobrem o preço exigido pelo Senhor.... desistem. O abandono da caminhada ainda é uma reação dos homens da atualidade....

3) Aderência – vs. 67-68

Diante da resistência e da desistência de alguns o Senhor Jesus indaga se os doze querem também abandonar o barco. Pedro, toma a dianteira e responde firme: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna” (v. 68). É uma palavra que revela a completa aderência ao projeto do Senhor Jesus Cristo. É a reação que o Senhor espera de seus verdadeiros discípulos.

IV – conclusão

Que neste mundo secularizado de hoje, possamos responder com completa aderência ao projeto do Senhor Jesus Cristo para nossas vidas.

 

(Síntese do sermão feita pelo Rev. Ailton a partir do sermão proferido
pelo Pr. Tarzan Leão 
em 28 de agosto de 2016, na IPA).

 
 
IPA . Igreja Presbiteriana de Americana © 2014-2015 . Todos os direitos reservados . Criado por DRW Integrada
 
Quem Somos Sociedades Ministérios Informações Contatos
Notícias
Agenda
Boletim Semanal
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Mensagens
Estudos
IPA TV
Fale Conosco
Atendimento
Congregações
Cadastre-se