Texto: Isaías 6
I – Introdução
Para muitos analistas, o século XXI começou no dia 11 de setembro de 2001, num ato insano de 19 homens que sequestraram aviões “jogando-os” contra prédios nos Estados Unidos. De lá para cá, os atos insanos se intensificaram. No Rio de Janeiro (estupro), em Orlando, EUA (massacre em casa noturna), na Inglaterra (assassinato de uma Deputada de 41 anos), na França (assassinato de um policial e sua esposa). Em Brasilia...
II – Narração
O texto de Isaías 6 faz referência especial ao ano da morte do rei Uzias. Uzias foi rei de Judá, reinou em Jerusalém 52 anos. Começou a reinar com apenas 16 anos de idade. Foi um bom rei. Restaurou o culto a Deus, fez o que era certo diante do Senhor. Investiu na agricultura, derrotou os povos inimigos de Israel, construiu portas na cidade de Jerusalém, construiu cisternas para o povo e que providenciava água para o gado. Uzias se fortaleceu grandemente. Seu domínio amplo na política desvirtuou sua visão da prática religiosa. Um dia, entrou no templo, e queria fazer o que era permitido somente aos sacerdotes. Ignorou a advertência dada pelo sacerdote, acabou sendo atacado por lepra. A partir da lepra, a crise se estabelece. Ele vai para uma casa separada. Seu filho Jotão acaba governando em seu lugar. Você pode conferir toda a história de Uzias em II Crônicas 26.
III – Tema: Reflexões em tempos de crise
1) Deus continua governando (vs. 1-4)
2) Devemos reconhecer nosso pecado – (v. 5)
3) A graça de Deus não nos abandona (vs. 6-7)
4) Deus conta com nossa disposição (vs. 8-13)
IV – Conclusão
Em tempos de crise, devemos entender que Deus continua governando. Deus reina ( Salmo 93). O mundo não está ao léu da sorte. Há um Deus, soberano, que governa. Como Igreja, somos chamados a ver Deus no trono, governando. Em tempos de crise, devemos entender nossa situação. Somos pecadores, falhos e imperfeitos. É preciso confessar esta situação. Um arrependimento pessoal que se amplia para o âmbito nacional. Em tempos de crise, devemos entender que a graça de Deus não nos abandona. Deus sabe da nossa situação. Ele vem ao nosso encontro, oferecendo seu perdão, sua graça maravilhosa. Em tempos de crise, devemos dar um passo á frente, e dizer: Eis-me aqui. Deus conta com nossa disposição. É um privilégio da Igreja participar da obra de Deus.
(Síntese da mensagem proferida pelo Rev. Ailton no domingo, dia 19 de junho de 2016)