SÉRIE: APRENDENDO COM AS CRIANÇAS DA BÍBLIA IPA, 5 de outubro de 2014.
TEXTO: II Reis 5.1-19
INTRODUÇÃO
Chama nossa atenção e mexe com nosso ego lembrar o dia em que o Senhor Jesus tomou em seu colo uma criança e afirmou: “Quem não receber o Reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele”! Durante este mês vamos falar sobre a vida e o ensino de algumas crianças da Bíblia.
EXPLICAÇÃO:
O texto básico (II Rs 5.1-9) fala da cura de um poderoso e influente comandante, o comandante do exército do rei da Síria, a quem Deus tinha dado inúmeras vitórias. Ocorre que este grande homem sofria de uma doença que o alijava da convivência social: era leproso – tinha uma doença de pele muito grave.
Diante desse contexto, surge na história uma menina da qual sabemos apenas que era da terra de Israel e cativa, estava a serviço da mulher de Naamã. Na simplicidade (não sem profundidade) de sua fé, disse: “Tomara o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria de sua lepra”.
Afirmamos a simplicidade de sua fé pelo fato de que sua fala denuncia que ela não era profunda conhecedora de teologia, sabendo, por exemplo, que não era o profeta que o curaria, mas Deus. No entanto, sua fé e conhecimento das histórias e do Deus de Israel fizeram com que as estruturas de Naamã começassem a ser abaladas.
Podemos afirmar, pelo texto bíblico, que esta menina foi UMA CRIANÇA DE FÉ (TEMA). Sua fé pode ser confirmada em três proposições:
1. UMA FÉ PROCLAMADA (v. 3)
Aquela menina não teve medo ou vergonha de expor sua fé. Disse, mesmo estando cativa, que o Senhor poderia curar seu senhor. Proclamou em alto e bom som que só havia Um capaz de curá-lo.
Temos proclamado assim nossa fé ou temos medo? O que nos falta para conseguir proclamar a mesma fé? Conhecimento de Deus? Comunhão com Ele?
2. UMA FÉ PROVADA (v. 4-14)
Releia os versículos acima. Eles mostram como Naamã provou da verdade expressada pela menina. Provou o poder de Deus. Provou da fé que a menina possuía. “Oh! Provai e vede!”, diz a Escritura.
A narrativa por si só mostra que a cura independe de quem a busca. Ela é toda obra do Senhor da cura. No entanto, temos que buscá-la e obedecer a vontade do Senhor.
3. UMA FÉ RECONHECIDA (v. 15-19)
Depois de provar a fé proclamada pela menina, Naamã agora a reconhece. A fé da pequenina foi reconhecida! Veja que bela afirmação de Naamã: “Eis que agora reconheço que em toda a terra não há Deus, senão em Israel”.
Este reconhecimento levou Naamã a não mais oferecer sacrifício senão a Deus (v. 17).
Sua fé tem sido reconhecida por aqueles que estão à sua volta?
CONCLUSÃO:
Que nossa fé em Cristo Jesus seja também proclamada, provada e reconhecida.
(Mensagem pregada pelo Rev. Jabis)