R. Sete de Setembro, 363 - Americana, SP
55 (19) 3461.7048 - (19) 3461.1865
ipamericana@ipamericana.org.br
Tema do Mês
Fé centralizada na pessoa de Cristo
Lucas 2. 11
 
 
 
Mensagens
 
14/02/2016
MENSAGENS DE DEUS

MENSAGENS DE DEUS
TEXTO: I João 1.5 – 2.14

INTRODUÇÃO
Você já parou pra pensar em quantas mensagens por dia você recebe no seu whatsapp? Ou no twitter, instagram? Ou em outra rede social? Muitas não?! Destas mensagens, quantas delas são realmente proveitosas?

EXPLICAÇÃO:
O texto base fala de uma mensagem da parte de Deus: “a mensagem que, da parte dele, temos ouvido é esta”... Não foi uma mensagem inventada, por João ou pelos apóstolos, mas aquilo que ouviram do próprio Deus. 

É a mensagem do próprio Deus!

TEMA: MENSAGENS DE DEUS

1) CONHEÇA O SER DE DEUS E RECONHEÇA SEU PECADO (1.5 – 2.2)

“Deus é luz” – esta afirmação única e grandiosa, revela-nos o caráter de Deus – seu ser essencial. E não há nada mais simples e compreensível do que afirmar esta verdade. 

Assim, por ser luz, e revelar-se perfeitamente como tal, somos convocados a nos relacionar com ele, a mantermos comunhão com ele. Somos convidados a conhecer o ser de Deus.

Ao nos relacionarmos com esse Deus, que é luz e em quem não há trevas, o que se pede de nós? Diante da luz deste grande Deus qual nossa posição?

Reconhecemos nosso pecado: v. 6-8. O reconhecimento do nosso pecado nos leva à confissão e ao arrependimento: v. 9 – 2.2. Observe a expressão “se dissermos”... ela inicia três verdades essenciais expostas por João:

a) O pecado rompe nossa comunhão com Deus (1. 6, 7):

b) O pecado é de nossa natureza (1.8, 9):

c) O pecado se mostra em nossa conduta (1.10 – 2.2) – “temos cometido pecado”:

João, então, chamando seus leitores de “Filhinhos”, apresenta seu propósito: “vos escrevo a fim de que não pequeis”. Ele espera que os seus filhinhos não pequem, mas apresenta a graça de Deus em provisionar a restauração – temos Advogado que está ao nosso lado. Este Advogado “não defende que nós somos inocentes, nem aduz circunstâncias atenuantes. Reconhece a nossa culpa e apresenta Sua obra vicária como a base da nossa Salvação” (Smith).

“Ele é a propiciação” – “ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados” (Bíblia de Jerusalém). Calvino diz: “A intercessão de Cristo é a continuada aplicação de Sua morte à nossa salvação”. Cristo é o remédio para curar a contaminação dos nossos pecados.

É o ato do próprio Deus em enviar Seu Filho – numa demonstração do seu amor – que possibilita o perdão. João atesta essa verdade mais à frente (1 Jo 4.10).

CONCLUSÃO:
Apesar da palavra apostólica de que aqueles que mantém comunhão com Deus não vivem pecando, a todo momento nos vemos em situações em que nossa natureza aflora.

Busquemos a Deus, mantenhamos comunhão com ele, busquemos sua luz, e mantendo comunhão com Ele, encontremos o perdão e vivamos dia-a-dia a busca de viver de acordo com sua vontade.

Esta é a primeira mensagem de Deus pra você! (Continua...)

 
 
IPA . Igreja Presbiteriana de Americana © 2014-2015 . Todos os direitos reservados . Criado por DRW Integrada
 
Quem Somos Sociedades Ministérios Informações Contatos
Notícias
Agenda
Boletim Semanal
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Mensagens
Estudos
IPA TV
Fale Conosco
Atendimento
Congregações
Cadastre-se