R. Sete de Setembro, 363 - Americana, SP
55 (19) 3461.7048 - (19) 3461.1865
ipamericana@ipamericana.org.br
Tema do Mês
Fé centralizada na pessoa de Cristo
Lucas 2. 11
 
 
 
Mensagens
 
04/10/2015
A SANTIFICAÇÃO EVANGÉLICA

TEXTO: Colossenses 3.1-17


INTRODUÇÃO:

Para falar de algumas situações na vida cristã, usamos símbolos. Assim, quando falamos da CONVERSÃO, falamos que ela é um ponto: porque é um momento na vida; não se repete; acontece a qualquer tempo; em qualquer idade (mais fortemente na idade da razão) E acontece de diferentes formas!
Fica-nos a pergunta: mas e agora? Somos salvos em Cristo; ele se ofereceu por nós, para a nossa salvação da ira de Deus. E agora, acabou? Para por aí? A resposta é simples: não! Não para! 
Paulo diz: “se fomos ressuscitados com ele” – quer dizer: estávamos mortos, e ele nos vivificou! Estamos vivos pela graça. Há uma complexidade interessante, que aparenta até certa confusão: ao mesmo tempo que diz “ressuscitamos em Cristo”, também afirma Paulo “porque morrestes” (v.3). Vivemos em Cristo, mas morremos para algo. Quando falamos da continuidade da vida cristã, ou seja, o que acontece após a conversão, dizemos então, que não é mais um ponto mas, linhas ------------- tracejadas e contínuas. A esse processo chamamos SANTIFICAÇÃO. Processo pelo qual TODOS os que passaram pela conversão devem passar a trilhar essas linhas. TODOS!!! Como é esse processo?

TEMA: A SANTIFICAÇÃO EVANGÉLICA
1) SEU FUNDAMENTO (v.1-4)
Há de se fazer uma importante distinção de pronto: alguém pensa: “Você tem de fazer tal coisa, para que...”; outro diz: “Tenho que fazer tal coisa, porque...” Qual delas se aplica à santificação?
No que se refere à santificação, entendemos que ela é o ponto de partida... porque sou salvo, busco a santificação... equivoca-se quem diz: para ser salvo, busco a santificação. Por isso mesmo, o principal fundamento da santificação evangélica é Cristo – vejam quantas vezes “Cristo” aparece nos versículos. Ele é o Cristo, o cabeça! Por isso possui e faz tudo para os que lhe pertencem, por nós. Por essa razão tudo o que pertence a Jesus, tudo o que é propriedade dele, também pertence legitimamente a nós! Por fim, a santificação evangélica tem como fundamento uma busca constante, pensar permanentemente, refletir, insistentemente, em Cristo! Pois pensar nas coisas do alto, é pensar no lugar onde Cristo vive! É pensar em coisas superiores! A santificação é viver intencionalmente em direção desse poderoso alvo, a partir do fato fundamental de que já alcançamos esse alvo quando morremos e fomos ressuscitados com ele.

2) SUA EXECUÇÃO (v.5-15)
Fica claro, então, que nosso agir, é um agir a partir do alvo. Como então executar esta santificação?
É UM PROCESSO EM QUE ALGUMAS COISAS DEVEM MORRER E OUTRAS DEVEM SER CULTIVADAS!
2.1. O que deve morrer? (v. 5-6). Isto tudo e ainda mais: (v.7-11): - leia novamente os versículos!
2.2. O que deve ser cultivado? (v. 12-15)

3) SUA FORÇA PRÁTICA (v.16-17)
Paulo descreveu a verdadeira santificação evangélica. É dada com a própria fé autêntica. Apesar disso, permanece a pergunta de como ela, afinal, adquire força de maneira prática em nossa vida. A resposta está aqui!
v.16: a Palavra de Deus está morando em nós?
Quando nos instruímos e aconselhamos, que palavras temos usado? Palavras de rancor, de ódio; de discriminação e segregacionismo ou palavras de sabedoria!
v. 17: tudo quanto fizerdes!!!! TUDO PARA A GLÓRIA DE DEUS!!! DANDO GRAÇAS A DEUS

CONCLUSÃO:
É a santificação um processo pelo qual TODOS os cristãos devem passar. Uma busca constante. Um olhar para o alto incessante; fazendo morrer a cada dia nossa natureza terrena e revestindo-nos do novo homem, segundo Deus; colocando em prática a leitura da Palavra e seus princípios norteadores – TUDO PARA A GLÓRIA DE DEUS!

(JICJ)

 
 
IPA . Igreja Presbiteriana de Americana © 2014-2015 . Todos os direitos reservados . Criado por DRW Integrada
 
Quem Somos Sociedades Ministérios Informações Contatos
Notícias
Agenda
Boletim Semanal
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Mensagens
Estudos
IPA TV
Fale Conosco
Atendimento
Congregações
Cadastre-se