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Lucas 2. 11
 
 
 
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09/08/2015
OU ISTO OU AQUILO

SERMÃO DOMINICAL - SÉRIE: COLOSSENSES (GF)
TEXTO: Colossenses 2.8-15 

EXÓRDIO:
Ou Isto ou Aquilo (Cecília Meireles)

Ou se tem chuva e não se tem sol/ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,/ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,/quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa/estar ao mesmo tempo em dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,/ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo . . ./e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,/se saio correndo ou fico tranqüilo.
Mas não consegui entender ainda/qual é melhor: se é isto ou aquilo.

 

EXPLICAÇÃO:
Em nossa série: A suficiência de Cristo, chegamos ao texto central da epístola. Nele Paulo se mostra profundamente preocupado em corrigir erros que estão surgindo na igreja apontando o caminho correto.

TEMA: OU ISTO OU AQUILO
1) OU AS FILOSOFIAS HUMANAS OU O ENSINO DE CRISTO (v. 8-10)
Paulo indica os falsos ensinamentos daqueles cujas teorias especulativas, engenhosamente apresentadas, pudessem minar a confiança dos colossenses em Cristo como seu Salvador completo e único; com pensamentos que pudessem quer minar sua divindade(v.10). Todo pensamento que não concede a Cristo toda a honra, é vã filosofia. É falsa e enganosa, e não segundo Cristo; que tem a tendência de levar os homens para longe de Cristo, de enfraquecer sua confiança nele como todo-suficiente Salvador.
A igreja, porém, tem a resposta, que por isso mesmo continua a mesma há dois mil anos.  A resposta que repetidamente tranquilizou e libertou inteligentes e símplices, eruditos e indoutos...  Essa resposta não consiste de uma ideia, uma máxima, uma opinião, ou uma elocubração filosófica... ela consiste numa pessoa viva, Cristo.
Pergunta: Hoje, que tipos de filosofias ou pensamentos podem ser comparados àqueles combatidos por Paulo?

2) OU CIRCUNCISÃO HUMANA OU A CIRCUNCISÃO DE CRISTO (v. 11-12)
Podemos inferir do texto mais um erro que estava sendo propagado na igreja de Colossos, um erro de caráter judaico. Os falsos mestres estavam ensinando e anunciando que práticas como a circuncisão, uma adesão rígida a restrições dietéticas e a estrita observância de festas e sábados, eram o caminho para se obter o perdão de Deus e seu favor.
Já a circuncisão de Cristo, é obra do Espírito, é interna por acontece no coração; possibilita o despojamento da carne, ou seja o lançar fora a natureza pecaminosa que há em nós em união vital com Cristo! (v.12).
Eis a circuncisão de Cristo: sua obra redentora (morte, ressurreição e nossa adoção como filhos, dando-nos perdão). Esta graça maravilhosa é colocada diante de nós: ou a tentativa de obter o perdão e fazer parte de uma classe por meio de práticas legalistas e humanas, ou entender que Cristo já fez tudo por você!
Ou isto ou aquilo: ou circuncisão humana ou a de Cristo!
Pergunta: Que ensinos podem ser uma repetição da circuncisão humana hoje?

3) OU DÍVIDA ETERNA OU PERDÃO COMPLETO (v. 13-15)
Paulo continua, agora apontando a situação descrita como incircuncisão da carne: é o estado de culpa, uma condição pecaminosa, impotente, desesperadora; uma dívida eterna e impagável; uma nota promissória de endividamento, que rouba a liberdade e a vida (Romanos 1.28-31; Gálatas 5.19-21; Efésios 4.25-31).
Mas apresenta, numa frase que é uma das mais lindas descrições do plano salvador de Deus em Cristo, a vida que é concedida em Cristo: v. 13-15 (veja novamente).
Em Cristo, temos o perdão concedido, perdão de todos os nossos delitos – pela graça sois salvos!
Em Cristo, todo escrito de dívida, foi apagado! Não precisamos repetir sacrifício nenhum, nem na nossa carne, nem em algum animal.
Em Cristo, qualquer principado, potestade, inimigo, o diabo, foi vencido, desprezado! CRISTO TRIUNFOU!!!!!
Ou isto ou aquilo: ou dívida eterna ou perdão completo!

CONCLUSÃO
Paulo coloca diante de nós o melhor! Não deixa dúvidas. Mas é preciso uma escolha: ou isto ou aquilo! Qual a sua escolha?

(Esboço da mensagem pregada pelo Rev. Jabis, na IPA, em 9/8/2015)
 
 
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