R. Sete de Setembro, 363 - Americana, SP
55 (19) 3461.7048 - (19) 3461.1865
ipamericana@ipamericana.org.br
Tema do Mês
Fé centralizada na pessoa de Cristo
Lucas 2. 11
 
 
 
Mensagens
 
21/06/2015
VERDADES MARAVILHOSAS QUE ENCORAJAM

Texto: I Pedro 3.12

I – Introdução
O que desanima você? O que encoraja você? Na vida há situações com desanimam e outras que encorajam. Penso que na sexta-feira da morte do Senhor Jesus Cristo os discípulos ficaram completamente desanimados. Talvez o pior dia na vida daqueles homens. Desânimo total. “Mas, ao clarear da madrugada...”. No domingo... vem a notícia que o túmulo estava vazio. Penso também que a notícia do domingo encheu aqueles corações de coragem, de ânimo.

II – Narração 
A primeira carta de Pedro foi escrita para a Igreja do primeiro século que estava sofrendo perseguições. Era uma Igreja peregrina, dispersa, correndo risco de morte por causa da fé professada. A carta é escrita visando a resistência, o consolo e o encorajamento. No capítulo 3 o apóstolo cita parte do Salmo 34. No texto de I Pedro 3.12, há verdades maravilhosas que encorajam. Vejamos:

III – Tema: Verdades maravilhosas que encorajam.

1)Deus vê nossas tribulações – v.12 a;
O Deus  a quem servimos não é um Deus alienado. Pelo contrário, é Deus que é nosso refúgio e socorro bem presente nas tribulações (Sl 46.1). É Deus que vê nossas dificuldades. No chamamento que Deus a faz a Moisés, no Sinai, ele diz: “... certamente vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento” ( Ex 3.7). Deus conhece nossas angústias. Ele sabe o que se passa conosco. Nosso Deus é um Deus que vê nossas tribulações. Isto é uma verdade que nos encoraja.

2) Deus ouve nossas orações – v. 12 b;
Outra verdade que nos encoraja é o fato do texto afirmar que Deus ouve nossas súplicas. Nosso Deus não é cego e nem surdo. Seus ouvidos estão abertos às nossas orações. Diz o salmista: “Na minha angústia clamo ao Senhor, e ele me ouve ( Sl 120.1). Outro Salmo: “Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido. Entretanto, Deus me tem ouvido, e me atendido a voz da oração. Bendito seja Deus que não me rejeita a oração nem aparta de mim a sua graça” ( Sl 66.18-20). Isto é uma verdade que nos encoraja.

3) Deus lida com nossos inimigos – v. 12 c;

Na história do povo de Deus há sempre o agir de Deus em favor de seu povo. Veja o Salmo 124.1-7. Se não, como explicar o Êxodo? Como explicar a vitória de Gideão com apenas 300 derrotando um exército numeroso? Como explicar a vitória de Davi sobre Golias? Deus lida com nossos inimigos. Deus lidou com nosso maior inimigo, derrotando-o definitivamente numa cruz. Na fé cristã, Deus nos conduz sempre em triunfo ( Rm 8.31-39). Isto é uma verdade que nos encoraja.

IV – Conclusão
Irmãos, não há porque temer. Não há porque desanimar. Nosso Deus nos conduz ao encorajamento. Em sua Palavra encontramos verdades maravilhosas que nos encorajam. Vivamos estas verdades.

 

(Rev. Ailton Gonçalves Dias Filho)

 
 
IPA . Igreja Presbiteriana de Americana © 2014-2015 . Todos os direitos reservados . Criado por DRW Integrada
 
Quem Somos Sociedades Ministérios Informações Contatos
Notícias
Agenda
Boletim Semanal
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Mensagens
Estudos
IPA TV
Fale Conosco
Atendimento
Congregações
Cadastre-se