R. Sete de Setembro, 363 - Americana, SP
55 (19) 3461.7048 - (19) 3461.1865
ipamericana@ipamericana.org.br
Tema do Mês
Fé centralizada na pessoa de Cristo
Lucas 2. 11
 
 
 
Mensagens
 
10/05/2015
PERDAS PERIGOSAS NA IGREJA

ESBOÇO DO SERMÃO DE DOMINGO
PARA OS GRUPOS FAMILIARES
TEXTO: APOCALIPSE   3. 14 a 22

 

I -Introdução: você já perdeu alguma coisa? Algum objeto de valor? Documentos? Aqui na igreja é comum alguém perder uma Bíblia, um hinário, a chave de carro, etc. Nos grandes eventos é comum uma sessão de “achados e perdidos”. Por mais cuidadoso que possamos ser, sempre corremos o risco de perder uma coisa.

II _- Narração: O texto de Apocalipse 3.14-22 é a última carta que o Senhor escreve às igrejas da Ásia. Esta endereçada à igreja de Laodicéia. Laodicéia era uma cidade próspera que ficava no entroncamento de três importantes rotas comerciais. A cidade produzia tecidos, produzia também um unguento medicinal para os olhos. A riqueza da cidade acabou influenciando a vida da igreja. Com o tempo a igreja começou a desenvolver um estilo de vida estranho ao evangelho. Este “estilo de vida” levou a igreja a algumas perdas perigosas.

III - TEMA: PERDAS PERIGOSAS NA IGREJA

1. Vigor: (vs. 15-16)
Eles haviam perdido o vigor. O Senhor Jesus reclama da “Anemia” perigosa espiritual vivida pela igreja. A condição espiritual vivida pela igreja. A condição espiritual era a indiferença.  Não havia nem o fervor nem a frieza. A temperatura era de mornidão. Perdeu-se o vigor (vs. 15- 16).  Devemos cuidar para que isto não aconteça hoje.Que Deus nos dê de sua graça revigorante.

2. Valores (v. 17):
O versículo 17 mostra que a igreja experimentava uma perda de valores. A visão da igreja estava distorcida. Ao invés da humildade, a presunção, o orgulho. A igreja se sentia rica e abastada. Autossuficiente. O Senhor Jesus mostra à igreja sua real situação. Perder os valores de uma igreja é altamente perigoso.

3. Visão (vs. 17 e 18):
A visão da igreja da era distorcida. Qual a visão que nós temos de nós mesmos?

4. Vestes (vs. 17 e 18)
A igreja estava nua. Havia perdido as suas vestes. Perdeu-se a sinceridade, a honestidade, a pureza, a justiça. O Senhor Jesus aconselha a igreja a fazer compras (18). Que Deus nos dê a graça de comprar vestes da justiça do Senhor Jesus Cristo.

IV – Conclusão:

Considerando a carta, o Senhor Jesus Cristo faz três declarações:
1. Uma explicação – ele repreende e disciplina a quantos ama - v.19;
2. Uma exortação – “Sê, pois, zeloso e arrepende-te - v. 19
3. Um convite – ele está à porta. Apesar das perdas na igreja, ele não está longe. Está à porta. Deseja entrar e ter comunhão conosco.

 

(Sermão proferido pelo Rev. Ailton dia 10-05-2015)

 
 
IPA . Igreja Presbiteriana de Americana © 2014-2015 . Todos os direitos reservados . Criado por DRW Integrada
 
Quem Somos Sociedades Ministérios Informações Contatos
Notícias
Agenda
Boletim Semanal
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Mensagens
Estudos
IPA TV
Fale Conosco
Atendimento
Congregações
Cadastre-se