R. Sete de Setembro, 363 - Americana, SP
55 (19) 3461.7048 - (19) 3461.1865
ipamericana@ipamericana.org.br
Tema do Mês
Fé centralizada na pessoa de Cristo
Lucas 2. 11
 
 
 
Mensagens
 
08/02/2015
APRENDENDO COM JESUS

APRENDENDO COM JESUS
Lucas 9. 51-56
Estudo para os grupos familiares

I. Introdução – Quando o Senhor Jesus Cristo foi chamado de o “Mestre e o Senhor” ele não rejeitou esse título (João 13.13). De fato ele é as duas coisas. Como Mestre ele nunca deixou de ensinar. Ele nos é exemplo em todos os momentos. Sempre que olhamos para sua vida e seu ministério  temos o que aprender. Nossa vida é uma vida de constante aprendizado com o Senhor Jesus Cristo.

 

II. Narração – Lucas 9.51 marca o início da “viagem” de Jesus a Jerusalém (Lc 9.51 a Lc 19.45). Nesta caminhada rumo a Jerusalém  há muito material para o discipulado. Há muita coisa que podemos aprender com Jesus. Especificamente em Lucas 9. 51 a 56 destacaremos algumas.

 

III. Tema: Aprendendo com Jesus

1) A ter consciência da Missão (v.51). O registro de Lucas mostra o quanto o Senhor Jesus estava atento ao planejamento de sua missão e como não se furtou a ela. Ele tem perfeita consciência de sua missão. Seu semblante denuncia isto. Seu aspecto era de quem decisivamente ia rumo a sua missão. As 12 anos, entre os doutores, demonstra que tinha plena consciência de sua missão. Aos 30 anos, quando tentado pelo inimigo demonstra toda a sua firmeza e determinação em não desviar de sua missão. Quando um de seus discípulos vem com uma proposta de glória sem cruz ele não pensa duas vezes: “Arreda Satanás! Não cogitas das coisas do Reino”. Ele tinha plena consciência de sua missão. Aprendamos com Jesus!

2) A ver a essência da Missão – (vs.53 a 56).  O Senhor Jesus, que não fazia nada de afogadilho, adianta sua comitiva enviando mensageiros adiante para preparar pousada. Os samaritanos, diante de seu aspecto decisivo de quem ia para Jerusalém, resolvem negar-lhe pousada. Tiago e João, numa postura bélica, querem destruir a aldeia que faltou com a hospedagem. Jesus os  repreende mostrando-lhes a essência de sua missão: salvar vidas, e não destruí-las. Aprendamos com o nosso Senhor!

3) A ter humildade na missão (Lc 9.56). Diante da recusa, o Senhor Jesus busca um caminho alternativo. Não usou o “você sabe com quem está falando”? Isto é tão comum na cultura  brasileira. O Senhor Jesus Cristo é humilde de coração. Preferiu a alternativa pacífica de busca pousada em outra aldeia. Aprendamos com o Senhor Jesus Cristo!

IV – Conclusão/ Reflexão – A igreja, tal qual o Senhor Jesus Cristo,   tem uma missão. Temos um Mestre e Senhor. Aprendamos  com ele. Aprendamos sobre a consciência da missão. Aprendamos sobre a essência da missão. Aprendamos sobre a humildade na missão.

(Síntese do Sermão proferido pelo Rev. Ailton na IPA em 08 de fevereiro de 2015).

 
 
IPA . Igreja Presbiteriana de Americana © 2014-2015 . Todos os direitos reservados . Criado por DRW Integrada
 
Quem Somos Sociedades Ministérios Informações Contatos
Notícias
Agenda
Boletim Semanal
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Mensagens
Estudos
IPA TV
Fale Conosco
Atendimento
Congregações
Cadastre-se