R. Sete de Setembro, 363 - Americana, SP
55 (19) 3461.7048 - (19) 3461.1865
ipamericana@ipamericana.org.br
Tema do Mês
Fé centralizada na pessoa de Cristo
Lucas 2. 11
 
 
 
Mensagens
 
22/02/2015
GERÚNDIOS DE UMA VIDA QUE AGRADA AO SENHOR

GERÚNDIOS DE UMA VIDA QUE AGRADA AO SENHOR.

PARA OS GRUPOS FAMILIARES

TEXTO: Colossenses 1.9-12

EXÓRDIO:

Você já deve ter ouvido falar sobre o “GERÚNDIO”!

O gerúndio é uma FORMA NOMINAL do verbo, cuja  principal característica é que ele indica uma ação contínua, que está, esteve ou estará em andamento, ou seja, um processo verbal não finalizado. Ex: “Estive pensando no que você me falou..”. “Enquanto você não voltava, estava organizando nossas bagagens”.

 

EXPLICAÇÃO:

Depois da ação de graças inicial em que relembramos a tríade paulina: fé, amor e esperança, agora o apóstolo Paulo continua dizendo que a igreja de Colossos era alvo constante de suas orações. Em sua oração, o apóstolo demonstra quais as características de uma vida que agrade ao Senhor, de uma vida que é digna no Senhor (v. 10).

 

TEMA: GERÚNDIOS DE UMA VIDA DIGNA NO SENHOR

1) FRUTIFICANDO EM TODA BOA OBRA (v.10a)

É interessante observar que Paulo fala da boa obra.... não apenas de boas obras, como estamos acostumados a pensar. Não é apenas, portanto, a prática de uma ação social, é também, mas não só. Boa obra é toda ação da igreja em prol do Reino: pregação do evangelho, transformação de vidas, testemunho de vida, ações sociais... (cf. Ef 2.8-10).

 

2) CRESCENDO EM PLENO CONHECIMENTO DE DEUS (v.10b)

Notemos que o apóstolo faz com que o pleno conhecimento de Deus seja tanto o ponto de partida (v.9), como o resultado de uma vida que o agrade e dignifique (v.10), pela importância que dá a este ponto. Somos chamados a um conhecimento profundo de Deus. Diz o apóstolo no v. 9: “que transbordeis....”; aqui no v. 10 fala de pleno conhecimento.

O conhecimento da pessoa de Deus que o agrada é profundo.

 

3) SENDO FORTALECIDOS COM TODO O PODER (v.11)

O resultado mais prático do conhecimento cada vez mais profundo de Deus está aqui apresentado por Paulo. Quanto mais conhecemos a Deus crescemos em pleno conhecimento de Sua pessoa, agradando-o, mais somos fortalecidos com sua força, coragem e intrepidez (Fp 4.13). Por isso, neste ponto Paulo fala de perseverança e longanimidade.

Willian Hendriksem diz: “Perseverança é a graça de suportar; é a bravura de perseverar na realização da tarefa confiada por Deus apesar de cada uma das dificuldades e provações; é a recusa de sucumbir ao desespero ou covardia” (...) Longanimidade caracteriza a pessoa que, diante daqueles que a molestam, mostra paciência, recusando-se a ceder à violência ou a explosão de raiva. É ligada a outras virtudes: benignidade, misericórdia, amor, bondade, compaixão, mansidão, humildade, tolerância...

 

4) DANDO GRAÇAS ALEGREMENTE (v.12)

Em razão da força concedida, podemos dar graças a Deus, mesmo em meio à tribulação; e o devemos fazer com alegria, regozijando-nos em ações de graças. Aqui, o alvo de nossa ação de graça é a herança dos santos na luz: assim como o Senhor providenciou ao antigo Israel uma herança terrena distribuída por quinhões ou partes da terra, também preparou uma herança ao novo Israel. Uma herança sem mácula, imarcescível, que não envelhece, a herança da redenção em Cristo Jesus. A adoção como filhos. A retirada das trevas para a luz da vida em Cristo.

A nossa gratidão alegre e constante está alicerçada na graça soberana de Deus que nos resgatou e nos aproximou a ele pelo sangue de Cristo!

 

CONCLUSÃO:

GERÚNDIOS DE UMA VIDA QUE AGRADA AO SENHOR.

Vimos que uma das principais características do gerúndio é a ação contínua. Portanto, vivamos e prossigamos em viver uma vida digna no Senhor. Como?

 

1) FRUTIFICANDO EM TODA BOA OBRA

2) CRESCENDO EM PLENO CONHECIMENTO DE DEUS 

3) SENDO FORTALECIDOS COM TODO O PODER

4) DANDO GRAÇAS ALEGREMENTE 

 

 
 
IPA . Igreja Presbiteriana de Americana © 2014-2015 . Todos os direitos reservados . Criado por DRW Integrada
 
Quem Somos Sociedades Ministérios Informações Contatos
Notícias
Agenda
Boletim Semanal
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Mensagens
Estudos
IPA TV
Fale Conosco
Atendimento
Congregações
Cadastre-se