R. Sete de Setembro, 363 - Americana, SP
55 (19) 3461.7048 - (19) 3461.1865
ipamericana@ipamericana.org.br
Tema do Mês
A IGREJA PRESBITERIANA DE AMERICANA É: Comprometida com a proclamação da Palavra de Deus
 
 
 
Mensagens
 
10/03/2019
O PODER DA PALAVRA DE DEUS

O PODER DA PALAVRA DE DEUS
TEXTO: Isaías 55.10-11

INTRODUÇÃO:
De acordo com o apóstolo Paulo, a pregação da Palavra de Deus é loucura: 1 Coríntios 1.18, 21. Mas é esse o método de Deus para alcançar e salvar o perdido: a pregação, a proclamação da Palavra. Tema do mês da IPA: A Igreja Presbiteriana de Americana é comprometida com a proclamação da Palavra.

EXPLICAÇÃO:
O capítulo 55 está inserido num contexto em que a restauração de Sião é prometida e isto pela ação do Servo do Senhor. A salvação graciosa é oferecida: conferir 55.1-3
Esta salvação oferecida tem um método de ser apresentada: através da Palavra de Deus – palavra profetizada; palavra pronunciada; palavra pregada. – palavra de poder.

TEMA: O PODER DA PALAVRA DE DEUS

1) A PALAVRA DE DEUS É PODEROSA PORQUE PREENCHE OS VAZIOS DO CORAÇÃO HUMANO  - “assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia...”
É interessante o paralelismo cuidadoso do autor do texto: assim como cai a chuva, rega a terra, para que a fecunde e faça brotar a semente para que do seu fruto o camponês possa fazer o pão e saciar a fome... ... da mesma forma, a Palavra de Deus, desce do céu, produz seu fruto a fim de saciar a fome daquele que nela busca o conforto, o consolo e a força de que necessita. Esta palavra não volta aos céus sem antes produzir, sem antes cumprir seu desígnio.

2) A PALAVRA DE DEUS É PODEROSA PORQUE REALIZA O QUE DÁ PRAZER A DEUS - “mas fará o que me apraz...”
“Apraz” significa “causar prazer, ser aprazível. Agradar. Deleitar”. A palavra de Deus existe para realizar aquilo que apraz a Deus, que lhe dá prazer, para o seu deleite.
Podemos afirmar esta verdade citando  várias passagens. Vamos, no entanto, lembrar dois momentos: primeiro, a criação. Nela pela palavra (“Haja...’) Deus criou todas as coisas e ao final diz o texto: “e viu Deus que era tudo bom”!
O segundo texto que afirma o que dá a Deus prazer é Miqueias 7.18-19 – Deus tem prazer na misericórdia. Ele sente prazer em perdoar. Há festa, júbilo no céu quando um pecador se arrepende porque isso causa prazer, alegria em Deus.

3) A PALAVRA DE DEUS É PODEROSA PORQUE É EFICAZ NAQUILO PARA O QUE FOI DESIGNADA - “..._ e prosperará naquilo para que a designei_”
A palavra de Deus sempre realiza aquilo que Ele deseja. Essa palavra não é apenas um projeto de seu pensamento; é a execução de sua vontade. A Palavra de Deus não são palavras jogadas ao vento. Não estão ali por uma coincidência. A palavra que chegou até nós são fruto do desígnio de Deus, na pessoa do Espírito Santo.
O apóstolo Paulo afirma sobre o evangelho: “não me envergonho do evangelho porque é poder de Deus para a salvação...” (Romanos 1.16). Toda a palavra do Antigo Testamento tinha um desígnio – apontar para a vinda do Salvador!  Todo o novo Testamento tem esta marca – o cumprimento daquilo que Deus anunciou na pessoa de Jesus Cristo. A lei nos conduziu a Cristo (confiram Gálatas 3.24)

CONCLUSÃO:
É por isso, irmãos, que mesmo parecendo loucura, mesmo que o mundo tente desprezar a Palavra de Deus, a Bíblia, não podemos nos esquecer dela. Na verdade, não apenas isso: ela é o caminho de Deus, o método de Deus para alcançar e salvar o perdido – através da pregação. Mesmo que o mundo despreze a palavra da Cruz – e o fazem continuamente – é ali que está o poder de Deus para a salvação.

(Mensagem pregada pelo Rev. Jabis no dia 10 de março de 2019, no culto vespertino da IPA)

 
 
IPA . Igreja Presbiteriana de Americana © 2014-2015 . Todos os direitos reservados . Criado por DRW Integrada
 
Quem Somos Sociedades Ministérios Informações Contatos
Notícias
Agenda
Boletim Semanal
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Mensagens
Estudos
IPA TV
Fale Conosco
Atendimento
Congregações
Cadastre-se