R. Sete de Setembro, 363 - Americana, SP
55 (19) 3461.7048 - (19) 3461.1865
ipamericana@ipamericana.org.br
Tema do Mês
SER DISCÍPULO É...
Estar ligado ao Corpo de Cristo
 
 
 
Mensagens
 
09/09/2018
UM ENCONTRO COM DEUS

UM ENCONTRO COM DEUS
TEXTO: Gênesis 32.22-32

EXÓRDIO:
Certa vez ouvi alguém dizer o seguinte: “quando se está no fundo do poço, o único lugar para onde ir é para cima!” Quantas vezes você já se sentiu no fundo do poço?

EXPLICAÇÃO:
O texto que lemos é a impressionante passagem em que Jacó luta durante a noite com Deus, no famoso vau de Jaboque. Sua conclusão foi: “Vi a Deus face a face...” (“vau” é um trecho de um rio com profundidade suficientemente rasa para passar a pé). Relembre, rapidamente, algumas passagens da história de Jacó: Tudo começa em Gn 25.19 (concepção milagrosa, difícil gestação e nascimento: primeiro a nascer, Esaú (ruivo e peludo, por isso o nome); mas, ali, grudadinho no seu calcanhar, Jacó (“aquele que segura no calcanhar”).

Havia no coração de Jacó algo que almejava: o direito de primogenitura e a bênção que dela advinha.  Duas situações importantes devem ser destacadas: A primeira, quando Esaú volta do campo faminto e troca seu direito de primogenitura por um prato de lentinhas (25.27-35). A outra, o estratagema para garantir a bênção a Jacó (27.1ss), tomando-a de Esaú. E seu resultado: “passou Esaú a odiar a Jacó por causa da bênção, com que seu pais o tinha abençoado... matarei a Jacó” (27.41).

Jacó tem que fugir da sua terra e da família, e vai morar com Labão, irmão de Rebeca; casa-se com Raquel e Lia, tem filhos e filhas. Início do capítulo 32: Jacó pensa em voltar para sua terra, mas terá de enfrentar Esaú; Jacó teve medo; ficou perturbado (32.7-8). Como seria esse encontro? Esaú cumpriria sua palavra antiga? E agora?

Chegamos ao vau de Jaboque. Jacó manda passar as mulheres e todos os seus e tudo quanto pertencia.... ali teve um ENCONTRO COM DEUS

 

O encontro com Deus

1)      ACONTECE EM MEIO AOS MOMENTOS MAIS SOLITÁRIOS DA VIDA (v. 24)
Nos desertos da vida Deus vem ao nosso encontro. Lembre-se do profeta Elias – no deserto e na caverna – foi tratado por Deus; de Jonas teve de ir para dentro da barriga de um grande peixe; Jesus, depois de 40 dias no deserto foi tentado e depois de vencer, foi cuidado por Deus, o Pai. Ele mesmo retirava-se para lugares solitários, a fim de orar e buscar a Deus.

 

No encontro com Deus

2)      A SUA BÊNÇÃO É LIBERADA (v.25-29)
Jacó ansiava pela benção do seu pai, mas vivia sob a sombra deles – Deus ainda não era o seu Deus, era o Deus de seus pais (cf. 31. 42 e 53); aquilo que ele mais precisava era da bênção de Deus... ela veio depois de intensa luta...; “lutaste com Deus e com homens e prevaleceste” – não desistiu de lutar...

 

No encontro com Deus

3)      A HISTÓRIA DA VIDA É TRANSFORMADA POR COMPLETO (v.27 e 30)
Jacó significa “aquele que segura no calcanhar”... mas é só isso? No caso de Jacó, não... significa também “suplantador” – aquele que calca os pés, que espezinha, que derruba, que consegue vantagem sobre; que impõe derrota a alguém; que humilha.

Num encontro com Deus, não dá pra ser o mesmo!!! Não é possível encontrar-se com Deus e continuar o mesmo!!! No versículo 28 um novo nome – Israel –  cujo verbo significa lutar, aspirar, exercer influência... “aquele que luta com Deus” ou que faz todas as coisas com o próprio Deus...

A conclusão de Jacó: “vi Deus face a face e minha vida foi salva!” Não era mais o Deus dos pais – era agora o seu Deus! Não apenas o nome foi mudado, mas a própria história: quando Esaú e Jacó se encontram, depois desta noite gloriosa, veja o que o texto narra: Gn 33.1-4.

 

CONCLUSÃO

Só no encontro com Jesus é possível entender e viver as verdades sentidas e vividas por Jacó.

Em meio aos nossos desertos, nos encontramos com ele... se você está no deserto... sente que precisa ir a ele... vá... prepare-se, lá encontrará Jesus.  No encontro com Jesus, ouvimos sua bênção – “vinde a mim todos que estais cansados e sobrecarregados... Não desista – lute!

É no encontro com Jesus que a vida é transformada – um novo nome, uma nova postura de vida – NASCER DE NOVO – “Se alguém está em Cristo é nova criatura – as coisas velhas passaram e tudo se faz novo!”

  

(Mensagem pregada na IP de Americana, no dia 9 de setembro de 2018, pelo Rev. Jabis)

 
 
IPA . Igreja Presbiteriana de Americana © 2014-2015 . Todos os direitos reservados . Criado por DRW Integrada
 
Quem Somos Sociedades Ministérios Informações Contatos
Notícias
Agenda
Boletim Semanal
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Mensagens
Estudos
IPA TV
Fale Conosco
Atendimento
Congregações
Cadastre-se