R. Sete de Setembro, 363 - Americana, SP
55 (19) 3461.7048 - (19) 3461.1865
ipamericana@ipamericana.org.br
Tema do Mês
SER DISCÍPULO É...
Demonstrar, na prática, o amor ao próximo!
 
 
 
Mensagens
 
18/03/2018
O MISTÉRIO DA PIEDADE

O MISTÉRIO DA PIEDADE
SERMÃO DOMINICAL

 

TEXTO: 1 Timóteo 3.16

EXÓRDIO:
De forma inigualável, em Colossenses 1.13-20, o Apóstolo Paulo descreve a pessoa de Cristo na história. Cristo é central, mas não apenas central: é TOTAL.
Quais as implicações desta realidade para a vida?

EXPLICAÇÃO:
Paulo está exortando sobre como deve-se proceder na casa de Deus (1 Tm 2.8 em diante).  Esta casa, a igreja de Deus – é a casa do Deus vivo, que é também coluna e baluarte (fundamento da verdade). A casa de Deus é o lugar em que exercitamos nossa piedade, nossa devoção, onde nossa alma é exercitada e nos leva à ação. O que faz desta casa/igreja ser tão grande é JESUS!
Jesus é o grande mistério da nossa piedade! Mistério, é termo usado por Paulo para se referir à verdade do evangelho que foi revelado. Para falar deste grande mistério de nossa piedade, Jesus, Paulo cita o fragmento de um hino cristão! Todo ele se refere a Cristo – pois toda a nossa devoção, piedade e testemunho reconhecem apenas isso: CRISTO! O hino apresenta a imensurável grandeza de Cristo.

TEMA: O MISTÉRIO DA PIEDADE – “Evidentemente, grande é o mistério da piedade”
Que mistérios movem nossa piedade?

1) O HUMILDE NASCIMENTO - “Aquele que foi manifestado na carne”
Deus se fez homem – assumiu natureza humana; Nascimento virginal – encarnação. Manifestação de amor infinito: 2 Co 8.9. Deus se humilhando: Fp 2.5-8. Manifestou-se em carne, nasceu com um propósito bem definido: para morrer! A morte de Cristo, necessária por causa do sacrifício de sangue para remissão dos pecados, aconteceu por causa do seu nascimento.

2) A JUSTA RESSURREIÇÃO - “Foi justificado em espírito”
Com a ressurreição foi plenamente estabelecida a justiça perfeita e validadas as pretensões de Cristo. Foi pela ressurreição que o Espírito reconheceu e ratificou Cristo como Filho de Deus (Romanos 8.11). Paulo afirma que sem a ressurreição não há validade a fé (1 Co 15.13-17).

3) A MARAVILHOSA ASCENSÃO - “Contemplado por anjos”
Desde a predição do nascimento de Cristo, seu nascimento, até sua morte, ressurreição e ascensão foram presenciadas por anjos. Mas há na ascensão a presença marcante dos anjos: Atos 1.10-11. Jesus triunfou sobre a morte. Seu triunfo foi celebrado por anjos e pela igreja! Não apenas ressuscitou, mas também foi recebido por Deus nos céus!

4) A GRANDIOSA COMISSÃO - “Pregado entre os gentios”
Cristo, ressurreto e vitorioso, antes de sua ascensão, proclamou a Grande Comissão – Mt 28.18-20. O Cristo: sua vida, mensagem e obra deve ser proclamada universalmente – ele é o salvador do mundo. A Igreja é conclamada a pregar:  1Timóteo 4.1-4

5) A UNIVERSAL ADORAÇÃO -  “Crido no mundo”
O resultado direto do mandato: homens e mulheres, de todas as tribos, povos e raças, começam a adorar a Cristo como Senhor e Salvador – o que fora predito no AT: Sl 72.8-11; Am 9.11-12.
Quando a Igreja recebeu o Espírito no Pentecostes aconteceu uma representação desta verdade: Atos 2.5-11
Citando novamente Paulo aos Filipenses 2.9-11: ao nome de Jesus se dobrarão todos os povos. Se não o fizerem hoje, o farão no dia final: Apocalipse 7.8-10.

 

6) A GLORIOSA EXALTAÇÃO - “Recebido na glória”
O Cristo morte e ressurreto, o Cristo elevado às alturas à vista dos discípulos está assentado no trono de sua glória: Marcos 16.19
Quando apenas se tornariam apagados os ecos das vozes dos homens que gritavam: “Crucifica-o”, os céus abriram seus portais, para receber o regresso do seu vitorioso Rei, ressoando agora os hinos de júbilo entoados por 10 milhares e milhares de milhares: “Digno é o cordeiro que foi morto...” Apocalipse 5.11-12.

CONCLUSÃO:
Quão grande é a Igreja que tem como chefe e cabeça este imensurável Cristo, cantado em prosa e verso!

 

(Sermão pregado pelo Rev. Jabis no dia 18/03/2018 – Reencontro de Coralistas)


 
 
IPA . Igreja Presbiteriana de Americana © 2014-2015 . Todos os direitos reservados . Criado por DRW Integrada
 
Quem Somos Sociedades Ministérios Informações Contatos
Notícias
Agenda
Boletim Semanal
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Mensagens
Estudos
IPA TV
Fale Conosco
Atendimento
Congregações
Cadastre-se