R. Sete de Setembro, 363 - Americana, SP
55 (19) 3461.7048 - (19) 3461.1865
ipamericana@ipamericana.org.br
Tema do Mês
SER DISCÍPULO é...
Ser cheio do Espírito Santo
 
 
 
Mensagens
 
04/03/2018
O QUE É SER CRISTÃO?

O QUE É SER CRISTÃO?
“Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos”. (Atos 11.26)

 

PRA ESQUENTAR
Imagine-se numa conversa com um amigo em que ele se volta pra você e pergunta: O que é ser um cristão? O que você responderia?

OLHANDO PARA O TEXTO:
Em Antioquia, no capítulo 11 de Atos, os discípulos de Jesus foram chamados, pela primeira vez, de “cristãos”.  Até aquele momento os seguidores de Jesus eram conhecidos como “irmãos”, “discípulos”, “crentes”, “santos”, ou “os do Caminho”. Mas, agora, um nome definitivo lhes foi dado. Foram reconhecidos como “Cristãos”. Interessante: alguém os chamou de cristãos! Depois de 1 ano recebendo os ensinos de Saulo e Barnabé, olharam para os discípulos de Jesus e disseram: “Esses são cristãos!”.

TEMA: O QUE É SER CRISTÃO?

1) É ACEITAR JESUS COMO SEU SENHOR E SALVADOR

W. Hendriksen, ao comentar o versículo do texto lido diz: “Era chegada a hora de adotar um nome definitivo e descritivo para o povo que aceitava Jesus como Senhor e Salvador”.

Você pode ir a uma igreja. Você pode viver uma vida decente. Ser uma boa pessoa, mas isso não faz de você um cristão. Cristão teve um encontro com Cristo, um encontro pessoal, e tomou uma decisão: dobrar-se diante daquele que é Senhor e Salvador.

Cite exemplos de encontros com Cristo que exigiram uma decisão!

Portanto, reconhecer que é pecador; arrepender-se de seus pecados. Disse: “Me arrependo no pó e nas cinzas”, e chegou à cruz de Cristo, dando sua vida a Ele.

 

2) É TER UMA VIDA TRANSFORMADA

 Assim diz o texto da Escritura: “se alguém está em Cristo é NOVA criatura, as coisas velhas... (2Co5.17)... “TUDO SE FAZ NOVO!”

Mudança de vida, de atitude. Mudança na relação com Deus: você deve amar a Deus de todas as forças. Mudança na relação com você mesmo: você não é mais egocêntrico, egoísta, não quer que tudo e todos agradem a você. Mudança em relação ao próximo.

O Apóstolo Paulo elencou algumas mudanças importantes na vida de quem aceita Jesus como seu Senhor: Efésios 4.17-32.

Que área da sua vida está precisando de uma transformação? Onde você sente que precisa melhorar, mudar? Qual o fruto que o crente em Jesus deve demonstrar? (Gl 5.22-26)

 

3) É VIVER UM GRANDE DESAFIO

Muito se fala nos desafios da vida e em como vive-los dia-a-dia. De fato, precisamos ser desafiados a todo instante, a todo momento. Cristo, deixou-nos um grande desafio: Mateus 16.24-25

Eis o grande desafio! Negar-se a si mesmo e viver por Cristo e para Cristo. Quem está disposto?

O seguidor de Cristo adota uma nova identidade. Ele põe-se totalmente à disposição de Jesus. Com Paulo, diz: “Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus meu Senhor ... para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria (Fp 3.8-11).

“Assim como os cristãos em Antioquia se dedicaram totalmente a Jesus Cristo, assim também nós devemos refletir as virtudes, a glória e a honra de Cristo” (Hendriksen)

Diante disso, faz sentido o texto de Mateus 7.13-14!

CONCLUSÃO:
Diante de Jesus, todos têm que tomar uma decisão. Ou fará parte da multidão, que o segue a fim de conseguir algo, ou será parte dos cristãos, que decidiram recebe-lo como Senhor, que buscam uma vida transformada e que aceitam o desafio de tomar Sua cruz e segui-lo. Qual a sua decisão?

 

(Mensagem pregada pelo Rev. Jabis em 4 de março de 2018, na IPA)

 

 
 
IPA . Igreja Presbiteriana de Americana © 2014-2015 . Todos os direitos reservados . Criado por DRW Integrada
 
Quem Somos Sociedades Ministérios Informações Contatos
Notícias
Agenda
Boletim Semanal
Galeria de Fotos
Galeria de Vídeos
Mensagens
Estudos
IPA TV
Fale Conosco
Atendimento
Congregações
Cadastre-se